DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Gleyce Karla Chaves de-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:30:35Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2513-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the somatic education in dance for an autonomy of expressiveness of adolescent students between 12 and 13 years of public education. Thinking about this stage of human development: How can the somatic approach to dance contribute to the expressive autonomy of the adolescent student and what are the changes inside and outside the school after this contact? In this sense, the research was developed in Manaus public school, having as theoretical reference, reflections about dance in the school environment, about the somatic approaches and the adolescent student in relation to their corporal experiences to the school and family environment. It was characterized by a qualitative approach research, as for the exploratory research and field research purposes, and it used the experimental research with the participants. Therefore, it is concluded that the student, when in contact with the somatic dance, his autonomy for expressiveness was authentic, so that he valued his body experiences that this phase provides. Keywords: expressive autonomy; adolescent; dance; somatic education; school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutonomia Expressivapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação somática na dança: por uma autonomia da expressividade de alunos do ensino públicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:30:35Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee3Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1363585193008024pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a educação somática na dança para uma autonomia da expressividade de alunos adolescentes entre 12 a 13 anos do ensino público. Pensado nessa etapa do desenvolvimento humano: De que forma a abordagem somática na dança pode contribuir para a autonomia expressiva do aluno adolescente e quais as mudanças dentro da escola após esse contato? Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida na escola pública de Manaus, tendo como referencial teórico, reflexões acerca da dança no âmbito escolar, sobre as abordagens somáticas e o aluno adolescente em relação as suas vivências corporais ao ambiente escolar e familiar. Caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos fins pesquisa exploratória e, pesquisa de campo e utilizou-se da pesquisa experimental com os participantes. Portanto, conclui-se que o aluno quando em contato com a dança de forma somática, sua autonomia para expressividade foi autêntica, de modo que valorizou suas vivências corporais que esta fase proporciona. Palavras- chaves: autonomia expressiva; adolescente; dança; educação somática; escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIN, Carla Bandeira. A dança clássica na contemporaneidade: a educação somática como proposta pedagógica e artística. IN: A dança clássica: Dobras e extensões. Instituto Festival de dança de Joinville (org.). 7 ed. Joinville: Nova Letra, 2014, p. 135 – 140. CALAZANS, Julieta. Dança e educação em movimento/ Julieta Clazans, Jacyan Castilho, Simone Gomes (coordenadores). –São Paulo: Cortez, 2003. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2006. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro na educação básica. Disponível em: http://www.12.senado.leg.br/noticias/materiais/2016/05/03/lei-inclui- artes- visuais- dança- música –e- teatro- na- educação- básica. Acessado dez de 2019. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA. Disponível em: <http://fio.edu.br/manualtcc/co/7_Material_ou_Metodos.html>. Acessado em 16 de abril de 2019. MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012. MILLER, Jussara & NEVES, Neide. Técnica Klauss Vianna – consciência em movimento. IN: Revista do LUME, n. 3, setembro de 2013. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/download/258/242>. Acessado em maio de 2019. MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. IN: WOSNIAK, Cristiane & MARINHO, Nirvana (orgs). IV Seminário de Dança. O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. Disponível em:< www.ifdj.com.br/site/wp.../IV-Seminarios-de-Danca-O-Avesso-do-Avesso-do-Corpo.pdf>. Acessado em maio de 2019. MODESTO, Estela Rebouças Bezerra. APOSTILA DE METODOLOGIA PARA O TRABALHO DE PESQUISA. CETAM - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas Técnico em Meio Ambiente/Instituto Benjamin Constant, 2015. NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal/ Neide Neves. – São Paulo: Cortez, 2008. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCN’s à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. 51 Por uma Estética das Sensações: o corpo intenso dos Bartenieff Fundamentals e do Body- Mind Centering. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4635/463545887011/html/index.html. Acessado em dezembro de 2019. Problemas de aprendizagem; Estudos revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental. Disponível em: http://portalguiaescolas.com.br/acontece-nas-escolas/espaço-educacional. Acessado em dez de 2019. PRODANOV, Cleber Cristiano & FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo:Feevale,2013. E-book Metodologia do Trabalho Científico. SILVA, Edna Christine. Corpomídia na escola: uma proposta indisciplinar-Guararema, SP: Anadarco, 2015. 142. SANTOS, Mayara P. Educação Somática: Uma Companheira para o Ensino da Dança na Escola. CEAFI-Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Disponível em: https://prezi.com/.../educacao-somatica-uma-companheira-para-o-ensino-da-danca-na. Acessado em setembro de 2018. VIEIRA, Marcilio Souza. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. IN: Rev. Bras. Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbep/v5n1/2237-2660-rbep-5-01-00127.pdf>. Acessado em setembro de 2018. NASCIMENTO, Alana de Souza. A expressão Corporal em Dança do Aluno Pré-Adolescente na Escola. UEA-Universidade do Estado do Amazonas/ ESAT- Escola Superior de Artes e turismo. Curso de Dança. Manaus-AM, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação somática na dança - por uma autonomia da expressividade de alunos do ensino publico.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons