DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2469
Title: Iniciação à flauta transversal : desenvolvimento da embocadura individual
Authors: Vale, Diana Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor1: Navia , Diogo Artur Bianco
Keywords: Flauta Transversal;Embocadura
Issue Date: 13-Dec-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O aprendizado da embocadura é fundamental para a formação do flautista, sendo uma das bases de sua performance. Conhecer elementos constituintes do instrumento, bem como suas funcionalidades ajudará na aplicação desta técnica. Portanto, mostramos quais as partes que compõem o bocal da flauta e suas funções associadas ao processo de produção sonora. Apontamos o que os autores dizem sobre a estruturação da embocadura, como esta deve ser elaborada, quais as dificuldades inerentes ao ensino e evidenciamos o conceito de embocadura individual. Embora o professor não seja o único elemento deste processo, ele detém parcela significativa e relevante no aprendizado do instrumento, sendo assim, descrevemos qual deve ser sua postura e quais ferramentas pedagógicas poderão ser inseridas em sua aula. Constatamos que é necessário abordar o ensino de maneira individualizada e para isso enumeramos alguns exercícios que podem ser úteis para a construção da embocadura, desde a concepção da utilização da musculatura facial até os primeiros sons com a flauta montada. Tendo em mente que os cuidados iniciais na abordagem da embocadura são primordiais, pois, este é um elemento com profundas implicações na carreira do flautista. Palavras-Chave: Flauta Transversal. Embocadura.
Abstract: The learning of the embouchure is fundamental for the flutist formation, of being one of the bases of its performance. Knowing the elements of the instrument, as well as your functions will help in the application of this technique. Therefore, we showed which parts compose the flute mouthpiece and its functions associated to the process of sonorous production. We pointed what authors say about the embouchure structure, how it must be elaborated, which difficulties are related to the teaching and we evidenced the individual embouchure concept. Although the teacher isn't the only element of this process, he holds a significant and relevant part in the learning of the instrument, therefore, we described how your posture must be and which pedagogical tools must be inserted in class. We verified that it's necessary to approach the teaching in an individualized way and due to this we enumerated some exercises that might be useful for the embouchure building, since the conception of the use of facial musculature until the first sounds with the assembled flute. Having in mind that the initial cares in the embouchure approach are overriding, because this is an element with deep implications in the flautist’s career. Keywords: Flute. Embouchure.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2469
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INICIAÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons