DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale, Diana Pessoa-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:02:09Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2469-
dc.description.abstractThe learning of the embouchure is fundamental for the flutist formation, of being one of the bases of its performance. Knowing the elements of the instrument, as well as your functions will help in the application of this technique. Therefore, we showed which parts compose the flute mouthpiece and its functions associated to the process of sonorous production. We pointed what authors say about the embouchure structure, how it must be elaborated, which difficulties are related to the teaching and we evidenced the individual embouchure concept. Although the teacher isn't the only element of this process, he holds a significant and relevant part in the learning of the instrument, therefore, we described how your posture must be and which pedagogical tools must be inserted in class. We verified that it's necessary to approach the teaching in an individualized way and due to this we enumerated some exercises that might be useful for the embouchure building, since the conception of the use of facial musculature until the first sounds with the assembled flute. Having in mind that the initial cares in the embouchure approach are overriding, because this is an element with deep implications in the flautist’s career. Keywords: Flute. Embouchure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFlauta Transversalpt_BR
dc.subjectEmbocadurapt_BR
dc.titleIniciação à flauta transversal : desenvolvimento da embocadura individualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:02:09Z-
dc.contributor.advisor1Navia , Diogo Artur Bianco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322633966161788pt_BR
dc.contributor.referee1Navia , Diogo Artur Bianco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322633966161788pt_BR
dc.contributor.referee2Souto , Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee3Parpinelli, Duany Bruna Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577659799433846pt_BR
dc.description.resumoO aprendizado da embocadura é fundamental para a formação do flautista, sendo uma das bases de sua performance. Conhecer elementos constituintes do instrumento, bem como suas funcionalidades ajudará na aplicação desta técnica. Portanto, mostramos quais as partes que compõem o bocal da flauta e suas funções associadas ao processo de produção sonora. Apontamos o que os autores dizem sobre a estruturação da embocadura, como esta deve ser elaborada, quais as dificuldades inerentes ao ensino e evidenciamos o conceito de embocadura individual. Embora o professor não seja o único elemento deste processo, ele detém parcela significativa e relevante no aprendizado do instrumento, sendo assim, descrevemos qual deve ser sua postura e quais ferramentas pedagógicas poderão ser inseridas em sua aula. Constatamos que é necessário abordar o ensino de maneira individualizada e para isso enumeramos alguns exercícios que podem ser úteis para a construção da embocadura, desde a concepção da utilização da musculatura facial até os primeiros sons com a flauta montada. Tendo em mente que os cuidados iniciais na abordagem da embocadura são primordiais, pois, este é um elemento com profundas implicações na carreira do flautista. Palavras-Chave: Flauta Transversal. Embocadura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Sávio. Aspectos físicos da emissão sonora. A embocadura e a respiração na qualidade do som. 2000. Disponível em: <https://musicaeadoracao.com.br/recursos/arquivos/tecnicos/instrumentos/aspectos_emissao.pdf> Acesso em 22/09/2017. BERNOLD, Philippe. La Thechnique the d’Embouchure. 4ª ed. La Stravanganza, 1995. Disponível em: <https://studfiles.net/download.php?id=2068045&code=a27b738bf3016647c5c598b4c20369c0> Acesso em 22/09/2017. BLOCKI FLUTE METHOD: Assembling the Pneumo Pro. Disponível em: <http://www.blockiflute.com/assets/templates/default/pdf/Pneumo%20Pro%20instructions%20English.pdf> Acesso em 30/10/2017. CERQUEIRA FILHO, Ilton José de - História Da Flauta. São Paulo: Biblioteca24horas, 2009. COELHO. Fabiana. A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta. 2014. 123 fl. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo – São Paulo, 2014 DEBOST, Michel. The Simple Flute – from A to Z. New York: Oxford University Press, 2002. GARCIA, Carmen. Método de Flauta Transversal – Iniciantes. São Paulo: Keyboard Editora Musical Ltda, 2008. GARNER, Bradley. The Flute Embouchure. TBA Journal – Volume 5 No 1. Sept/Oct/Nov 2003. GAWAY, James. Flute. London: Macdonald & Co Publishers Ltd,1982. GRAF, Peter-Lucas. Check-Up. 2ª edição, Mainz: Schott, 1992. HARDER, Rejane. Algumas considerações a respeito do ensino de instrumento: Trajetória e realidade. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 127-142, jun. 2008. Disponível em: <www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/download/240/220> Acesso em 22/09/2017 HARRISON, Howard. How to play the flute. London: EMI Publishing Ltd, 1982. KUJALA, Walfrid. The flutist’s progress. Illinois: Progress Press,1979. MATHER, R. The art of playing the flute: Vol II. Iowa : Romney Press, 1981. 41 MORATZ, Karen. Flute for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010. MOYSE, Marcel. De la sonorité – Art et Technique. Paris: Editions Musicales Alphonse Leduc, 1934. NASCIMENTO. Kamilla Thais Couto do, e GUIMARÃES, Fernanda Albernaz do Nascimento. Iniciação infantil à flauta transversal numa perspectiva transdisciplinar. Anais Do V Simpósio Internacional de Musicologia. 167-172p. Pirenópolis, junho - 2015. PAIROL, Fernanda de Oliveira. Implicações pedagógicas da correlação entre a oclusão dentária e a formação da embocadura do flautista. 2015. 321f. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. ______. Oclusão dentária e a formação da embocadura do flautista. Anais do V Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas. p54-60. Manaus, agosto - 2012. RANEVSKY, Eugënio Kundert. A Embocadura na Flauta Transversa: Como Entender e Dominar. Rio de Janeiro: Eugênio Kundert Ranevsky, 1999. SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Ed. Concisa. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1994. SAMPAIO NETO, Alberto. A Iniciação Infantil à Flauta Transversal a partir do Pífaro: repertório, aspectos técnicos e recursos didáticos.2005. 219f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2005. SOLDAN, Robin; MERLLESH, Joanie. Ilustrated Frute Playing. London: Minstead, 1986. TAFFANEL, Paul; GAUBERT, Philippe. Méthode Complète de Flûte. Paris: Aphonse Leduc,1958. TAKAHASHI, Toshio. Suzuki Flute School, vol I. Miami: Warner, 1971. WHITE, Joanna Cowan. Playing And Teaching The Flute. Disponível em: <http://www.westernbands.net/downloads/resources/flute_methods.pdf >- Acesso em 23/09/2017. WOLTZENLOGEL, Celso P. Método Ilustrado de Flauta. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2008a. ______. Flauta Fácil – Método Prático para iniciantes. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2008b. ______. Flauta Fácil 2 – Método Prático para Iniciantes, vol 2. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2016. 42 WYE, Trevor. Iniciacíon a la Flauta – Mundimúsica Ediciones musicales. Disponível em < https://pt.scribd.com/doc/29831072/Flauta-Traversa-Trevor-Wye-Iniciacion-a-la-flauta-Vol-I> Acesso em 22/09/2017.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INICIAÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons