DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427
Titel: A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
Autor(en): Silva, Gerlane Palheta da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto
Stichwörter: Inteligência;Inteligência emocional;Dança;Aprendizado;Educação
Erscheinungsdatum: 10-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A inteligência emocional constitui um construto em evidência na atualidade, geralmente associada ao sucesso e qualidade de vida apresenta um campo de estudo relevante para a sociedade e principalmente para a educação contemporânea. Tendo em vista que as emoções podem influenciar o processo de ensino aprendizado e que esse entendimento é fundamental no dia a dia da sala de aula. O presente trabalho faz uma relação entre a dança e o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto escolar. O objetivo geral do estudo consiste em compreender a relação que os professores de uma escola municipal da cidade de Manaus estabelecem entre inteligência, inteligência emocional, a aprendizagem e a dança à luz da teoria das inteligências múltiplas e emocional. Com o intuito de levantar a concepção que os professores têm acerca da inteligência e da inteligência emocional foi realizada uma investigação com caráter qualitativo através de entrevistas semiestruturadas. Através da pesquisa realizada, foi possível constatar que a escola tem conhecimento acerca da importância da inteligência na escola, e que a dança pode contribuir para desenvolver tais habilidades. Palavras-chave: inteligência, inteligência emocional, inteligências múltiplas, dança, aprendizado e educação.
Zusammenfassung: Emotional intelligence is a construct in evidence today, generally associated with success and quality of life presents a relevant field of study for society and especially for contemporary education. Considering that emotions can influence the teaching-learning process and that this understanding is fundamental in the daily routine of the classroom. The present work makes a relationship between dance and the development of emotional intelligence in the school context. The general objective of the study is to understand the relationship that teachers of a municipal school in the city of Manaus establish between intelligence, emotional intelligence, learning and dance in the light of the theory of multiple and emotional intelligences. In order to raise the teachers' conception of intelligence and emotional intelligence, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews. Through research, it was found that the school has knowledge about the importance of intelligence in school, and that dance can contribute to develop such skills. Keywords: intelligence, emotional intelligence, multiple intelligences, dance, learning and education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar.pdf735,73 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons