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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gerlane Palheta da-
dc.date.available2020-03-24-
dc.date.available2020-03-25T21:18:54Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427-
dc.description.abstractEmotional intelligence is a construct in evidence today, generally associated with success and quality of life presents a relevant field of study for society and especially for contemporary education. Considering that emotions can influence the teaching-learning process and that this understanding is fundamental in the daily routine of the classroom. The present work makes a relationship between dance and the development of emotional intelligence in the school context. The general objective of the study is to understand the relationship that teachers of a municipal school in the city of Manaus establish between intelligence, emotional intelligence, learning and dance in the light of the theory of multiple and emotional intelligences. In order to raise the teachers' conception of intelligence and emotional intelligence, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews. Through research, it was found that the school has knowledge about the importance of intelligence in school, and that dance can contribute to develop such skills. Keywords: intelligence, emotional intelligence, multiple intelligences, dance, learning and education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T21:18:54Z-
dc.contributor.advisor1Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Eliana Montenegro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479467689823494pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737617374102659pt_BR
dc.description.resumoA inteligência emocional constitui um construto em evidência na atualidade, geralmente associada ao sucesso e qualidade de vida apresenta um campo de estudo relevante para a sociedade e principalmente para a educação contemporânea. Tendo em vista que as emoções podem influenciar o processo de ensino aprendizado e que esse entendimento é fundamental no dia a dia da sala de aula. O presente trabalho faz uma relação entre a dança e o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto escolar. O objetivo geral do estudo consiste em compreender a relação que os professores de uma escola municipal da cidade de Manaus estabelecem entre inteligência, inteligência emocional, a aprendizagem e a dança à luz da teoria das inteligências múltiplas e emocional. Com o intuito de levantar a concepção que os professores têm acerca da inteligência e da inteligência emocional foi realizada uma investigação com caráter qualitativo através de entrevistas semiestruturadas. Através da pesquisa realizada, foi possível constatar que a escola tem conhecimento acerca da importância da inteligência na escola, e que a dança pode contribuir para desenvolver tais habilidades. Palavras-chave: inteligência, inteligência emocional, inteligências múltiplas, dança, aprendizado e educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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