DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2321
Title: Abordagem CTS e a alfabetização científica: implicações para as diretrizes do programa ciência na escola
Authors: Gomes, Orleylson Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Aguiar, José Vicente de Souza
Keywords: Programa ciência na escola;Alfabetização científica;Abordagem CTS
Issue Date: 17-Mar-2015
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A alfabetização científica e tecnológica emerge no contexto educacional com o desenvolvimento do movimento CTS, baseado na ideia de permitir que os cidadãos participem das discussões sobre a condução da ciência e tecnologia na sociedade. A prática é amplamente defendida por aqueles que visam à formação de indivíduos autônomos com o domínio básico de conhecimento científico e ético, de forma que possam participar das decisões que envolvem o Estado e as políticas de C&T. A pesquisa se concentrou em entender como o Programa Ciência na Escola – PCE contribui para a formação de alunos alfabetizados cientificamente, a partir dos projetos desenvolvidos nas escolas da cidade de Manaus no ano de 2014. Para isso, dividiu-se o trabalho em duas etapas, sendo a primeira caracterizada pela aplicação do questionário VOSTS (AIKENHEAD, 1992) e a pesquisa bibliográfica. A segunda etapa se pautou nas análises de conteúdo dos relatórios técnicos científicos (BARDIN, 1977) e dos objetivos propostos nos trabalhos selecionados à luz das ideias defendidas na Taxonomia de Bloom (2001). Realizamos, também, a aplicação do questionário com perguntas abertas aos professores que participaram do PCE e tiveram seus projetos selecionados para as análises deste trabalho, com vistas a conhecer as suas concepções sobre a interação CTS. Os resultados encontrados nos permitem evidenciar que, possivelmente, os projetos desenvolvidos nas escolas se afastam da ideia de problematização, reflexão e criticidade de assuntos que merecem ser debatidos sobre a Ciência e Tecnologia, para que assim seja possível inserir os alunos no debate sobre as implicações dessas duas áreas do conhecimento na atualidade. Como propósito, o PCE se propõe levar aos alunos a alfabetização científica e, com isso, desenvolver a aptidão para a participação no desenvolvimento científico e tecnológico em cenário regional. Verificamos que os projetos se desenvolvem ainda carregados de premissas tradicionais sobre ciência, pautados na transmissão de conteúdo e na demonstração de experimentos, atividades estas que se distanciam das premissas ACT amplamente divulgadas no meio educacional e adotadas neste trabalho. Contudo, é possível afirmar que o Programa é uma das etapas para a iniciação do aluno no meio científico, fazendo com que se desenvolva entre os participantes o desejo para seguir na carreira acadêmica.
Abstract: The scientific and technological literacy emerges in the educational context with the development of the STS movement, based on the idea of allowing citizens to participate in discussions on the conduct of science and technology in society. The practice is widely supported by those who aim at the formation of autonomous individuals with the basic domain of scientific and ethical knowledge; they can participate in decisions involving the state and the S & T policies. In this sense, our research has focused on understanding how the Science Program in schooling PCE contributes to the formation of students scientifically literate, from projects developed in Manaus city schools in 2014. To do this we divided the work in two stages, the first characterized by the application of VOSTS questionnaire (Aikenhead, 1992) and the bibliographic research. The second stage was based on content analysis of scientific technical reporting (Bardin, 1977) and of the objectives proposed in the works selected in the light of the ideas advocated in Bloom's Taxonomy (2001). We also conduct the questionnaire application with open questions to the teachers who participated in the PCE and have had their projects selected for analyzes of this work with a view to know their views on the CTS interaction. The results allows us to show that possibly the projects developed in schools turn away from the idea of questioning, reflection and critical issues that deserve to be discussed in our view, on Science and Technology, so that they may be entering students in the debate on the implications of these two fields of knowledge nowadays. Implications for the PCE proposes to bring students to scientific literacy and thereby develop the ability to participate in scientific and technological development in the regional scenario, we find that the projects develop still laden with traditional assumptions about science, based on the transmission content and demonstration experiments, these activities, which in our view, distance themselves from the ACT assumptions widely disseminated in the educational environment and adopted by our work. However, the Program is believed one of the steps for initiation of students in scientific circles, allowing that develops among the participants the ability to follow the scientific career
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2321
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons