DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2163
Título: Divulgação científica : o uso do infográfico na escola estadual Princesa Isabel
Autor(es): Batista, Daniel Luiz dos Santos
Orientador(es): Gonçalves, Carolina Brandão
Palavras-chave: Divulgação Científica;Infográfico;Ensino de Ciências
Data do documento: 20-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Divulgação Científica, estratégia de comunicação para favorecer a propagação do conhecimento científico, é de suma importância para o desenvolvimento da própria ciência, ao tornar uma informação erudita em algo mais simples e ao alcance de todos. Atualmente, com uma série de alternativas de recursos audiovisuais, os alunos passam a ter a atenção voltada para conteúdos mais dinâmicos em detrimento das aulas que não apresentem tantos mecanismos de atratividade. Os infográficos são ferramentas que a comunicação utiliza para tornar a informação mais dinâmica. Imagens e textos são usados para organizar as informações em uma sequência lógica de modo a tornar o assunto exposto mais atrativo e em alguns casos, mais simplificado. Esta pesquisa busca apresentar as potencialidades do infográfico como ferramenta de Divulgação Científica sendo utilizado no ensino de ciências em escolas públicas do ensino fundamental. O objeto de estudo foi a Escola Estadual Princesa Isabel, na qual foram aplicadas sugestões de metodologia de ensino com a utilização de infográficos para dinamizar a aula de ciências e observar como os alunos do 4º ano percebem essa proposta em sala de aula. Os resultados demonstraram que há possibilidades concretas de dinamização do conteúdo das aulas de ciência com recursos da divulgação científica, sobretudo com a utilização de infográficos. Palavras-chave: Divulgação Científica, Infográfico, Ensino de Ciências
Abstract: Scientific Dissemination, a communication strategy to promote the propagation of scientific knowledge, is of paramount importance for the development of science itself, by making information erudite in something simpler and more accessible to all. Nowadays, with a series of alternatives of audiovisual resources, the students turn their attention to more dynamic contents to the detriment of classes that do not present so many mechanisms of attractiveness. Infographics are tools that communication uses to make information more dynamic. Images and texts are used to organize the information in a logical sequence so as to make the subject exposed more attractive and in some cases more simplified. This research seeks to present the potential of the infographic as a tool for Scientific Dissemination being used in science education in public elementary schools. The object of study was the Princesa Isabel State School, in which suggestions of teaching methodology were applied with the use of infographics to dynamize the science class and observe how students of the 4th grade perceive this proposal in the classroom. The results showed that there are concrete possibilities of stimulating the content of science classes with resources of scientific dissemination, especially with the use of infographics. Keywords: Scientific Dissemination, Infographic; Science teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2163
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIVULGAÇAO CIENTIFICA O USO DO INFOGRAFICO NA ESCOLA.pdf10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons