DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Daniel Luiz dos Santos-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T16:46:44Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2163-
dc.description.abstractScientific Dissemination, a communication strategy to promote the propagation of scientific knowledge, is of paramount importance for the development of science itself, by making information erudite in something simpler and more accessible to all. Nowadays, with a series of alternatives of audiovisual resources, the students turn their attention to more dynamic contents to the detriment of classes that do not present so many mechanisms of attractiveness. Infographics are tools that communication uses to make information more dynamic. Images and texts are used to organize the information in a logical sequence so as to make the subject exposed more attractive and in some cases more simplified. This research seeks to present the potential of the infographic as a tool for Scientific Dissemination being used in science education in public elementary schools. The object of study was the Princesa Isabel State School, in which suggestions of teaching methodology were applied with the use of infographics to dynamize the science class and observe how students of the 4th grade perceive this proposal in the classroom. The results showed that there are concrete possibilities of stimulating the content of science classes with resources of scientific dissemination, especially with the use of infographics. Keywords: Scientific Dissemination, Infographic; Science teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectInfográficopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleDivulgação científica : o uso do infográfico na escola estadual Princesa Isabelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T16:46:44Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809053848636996pt_BR
dc.description.resumoA Divulgação Científica, estratégia de comunicação para favorecer a propagação do conhecimento científico, é de suma importância para o desenvolvimento da própria ciência, ao tornar uma informação erudita em algo mais simples e ao alcance de todos. Atualmente, com uma série de alternativas de recursos audiovisuais, os alunos passam a ter a atenção voltada para conteúdos mais dinâmicos em detrimento das aulas que não apresentem tantos mecanismos de atratividade. Os infográficos são ferramentas que a comunicação utiliza para tornar a informação mais dinâmica. Imagens e textos são usados para organizar as informações em uma sequência lógica de modo a tornar o assunto exposto mais atrativo e em alguns casos, mais simplificado. Esta pesquisa busca apresentar as potencialidades do infográfico como ferramenta de Divulgação Científica sendo utilizado no ensino de ciências em escolas públicas do ensino fundamental. O objeto de estudo foi a Escola Estadual Princesa Isabel, na qual foram aplicadas sugestões de metodologia de ensino com a utilização de infográficos para dinamizar a aula de ciências e observar como os alunos do 4º ano percebem essa proposta em sala de aula. Os resultados demonstraram que há possibilidades concretas de dinamização do conteúdo das aulas de ciência com recursos da divulgação científica, sobretudo com a utilização de infográficos. Palavras-chave: Divulgação Científica, Infográfico, Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania. v. 25, n.3, p. 396-404, 1996. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/465/424>. Acessado em: 15 set. 2014. ANTUNES.C. Arte e Didática, Col. Como bem ensinar. Ed.Vozes, 2010. ÂNGELO, A. de. A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infância. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1, 2006. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo>. Acesso: 07 set. 2010. BACHELARD. G. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996 BARBOSA-LIMA, M. C.; CARVALHO, A. M. P. de. O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. In: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Espanha, vol. 7, n. 2, p. 337-348, 2008. BARCELLOS, G. Psique e Imagem. Estudos de Psicologia Arquetípica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012 BATISTA, E. Iniciação científica em Ciências Humanas. Curitiba: IBPEX, 2010. v. 1. 136p . BOURDIEU, P. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2003. BRAGA, C.S; MAFRA, R. L.M. Diagnóstico de comunicação do projeto Manuelzão: a construção de um modelo de análise. Anais da I Semana de Relações Públicas de Santa Catarina. Itajaí/SC, 2000 105 BRAGA. J.L. Aprendizagem versus Educação na sociedade Mediatizada. Anais do 10 Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Brasília/DF: Compós2001.(CDROM). BUENO, W. da C. B. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p.157-78. _________________. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v.15, n.esp., p.1-12, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761>. Acesso em: 23 set. 2014. CAIXETA, Rodrigo. A arte de informar. (Associação Brasileira de Imprensa). Disponível em: www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=556. Acesso em: 30 de maio de 2014. CALDAS, G. Divulgação científica e relação de poder. Londrina, v.15, n.Esp. p. 31-42, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583/6763>. Acessado em: 20 Set. 2014. CLARK, R.C; LYONS. C. Graphics for learning: proven guidelines for planning, designing, and evaluation visual in traning materials. 2ed. San Francisco: Pfeiffer, 2011. COSTA. C. Educação, imagem e mídias. 2.ed-SãoPaulo: Cortez, 2013. CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. São Paulo: Artmed, 2011. DERDYK, Edith. O Desenho da figura humana. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2003. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo, Scipione, 1989. 106 DIONISIO, Â.P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário et al (organizadores). Gêneros textuais: reflexão e ensino. 3.ed. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008. DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem visual. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. 2004. Editora UFPR/ Curitiba 2004 FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002 GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004. HERNANDO, Manuel C. Conceptos sobre Difusión, Divulgacíon, Periodismo y Comunicación. 2006 Disponíveis em: <http://www.manuelcalvohernando.es/articulo.php?id=8> Acessando em : 15 de julho 2014. LOPES, C. V. M.; DULAC, E. B. F. Ideias e palavras na/da ciência ou leitura e escrita: o que a ciência tem a ver com isso? In: NEVES, I. C. B. et.al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARQUES DE MELO, José. Comunicação Social: teoria e pesquisa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1975. 300 p. MORAES, A. A infografia: historia e projeto. São Paulo: Blucher 2013 MORAES, P. Educação Científica: Presente, Passado e Futuro - Educação, ciência e sociedade. 2004. Disponível em: <http http://www.novaecs.net/refsint/ecstrabs/pedromoraistrab.pdf >Acesso em: 15 abr. 2014 107 MOREIRA, A. A. A. O espaço do desenho: A educação do educador. São Paulo: Edições Loyola, 1984. MORIN E. Complexidade e ética da solidariedade. In: Castro G, Carvalho EA, Almeida MC. Ensaios da complexidade. Porto Alegre (RS): Sulina;1997 MOURA, M. A. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis - Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. 280 p.: il. (Diálogos, 2). NARODOWSKI, M. Adeus à infância: e à escola que a educava. In: SILVA, L. H. da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 172 -177. NEVES, V. A. F. Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010. POZO, J. I.(2004). A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: Revista Pátio. Ano VIII – Nº 31- Educação ao Longo da Vida - Agosto à Outubro de 2004. Disponível em: http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386, Acesso em: 15/11/14. ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 581-612, 2008. SANCHO, V. La infografía de prensa. Revista Latina de Comunicación Social, n. 30, 2000. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/ latina/aa2000qjn/99valero.htm>. Acesso em: 29 Set. 2014. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia da Pesquisa. Editora Cortez. São Paulo, 2007. STRAUSS, A., CORBIN, J., 1998. Fundamentos da Pesquisa Qualitativa: Técnicas e Procedimentos para o Desenvolvimento de Teoria Fundamentada. 2 ed. London, SAGE Publications. 108 TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011. Viecheneski, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME 854 ISSN 18090354 v. 7, n. 3, p. 853-876, set./dez. 2012. ZAMBONI, L.M.S. Cientistas, Jornalistas e a Divulgação Científica: Subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Autores Associados.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIVULGAÇAO CIENTIFICA O USO DO INFOGRAFICO NA ESCOLA.pdf10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons