DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2142
Title: Memória biocultural e sua articulação com os saberes escolares na Aldeia Nova Esperança, Manaus-AM.
Authors: Colares, Peterson Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: de Jesus, Edilza Laray
Keywords: Memória;biocultura;Educação escola;índios
Issue Date: 15-Aug-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: RESUMO Este trabalho tem por objetivo estudar, na perspectiva da Memória Biocultural, a confluência entre os saberes científico e tradicional na Escola Puranga Pisasú e como eles atualizam a identidade do povo baré da Aldeia Nova Esperança, Manaus, Amazonas. Tem sua fundamentação teórica apoiada por Toledo e Barrera-Bassols (2010, 2015) Foucault (1996, 1999, 2005, 2008), Bauman (2001, 2005), Hall (2003, 2005), Vasconcellos (2002), Meliá (1999) dentre outros, que permitem compreender o debate em torno da produção, circulação e validação do conhecimento, o status social do saber científico e sua influência no processo colonizador das culturas indígenas, e o conceito de Memória Biocultural como variedade de sistemas complexos de saberes e práticas de relação sujeito-natureza que se estabelecem e se atualizam a partir da composição humana com os ecossistemas ao longo do tempo. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados mostram que a articulação escola-comunidade em torno de um projeto de trabalho, pautado na Pedagogia de Projetos, tem permitido articular, ainda que de forma incipiente, os conteúdos do currículo formal com saberes da cultura tradicional, sobretudo seus aspectos simbólicos e rituais, contribuindo efetivamente para a retomada de costumes e práticas da cultura baré naquela comunidade. Palavras-chave. Memória Biocultural. Saberes Tradicionais. Educação Escolar Indígena.
Abstract: ABSTRACT This work aims to study, from the perspective of the Biocultural Memory, the confluence between the scientific and traditional knowledge in the Puranga Pisasú School and how they reaffirm the identity of the baré people of Aldeia Nova Esperança, Manaus, Amazonas. It has its theoretical foundation backed by Toledo and Barrera-Bassols (2010, 2015) Foucault (1996, 1999, 2005, 2008), Bauman (2001, 2005), Hall (2003, 2005), Vasconcellos (2002), Meliá (1999) and others, to understand the debate about the production, circulation and validation of knowledge, the social status of scientific knowledge and its influence on the colonizing process of indigenous cultures, and the concept of Biocultural Memory as a variety of complex systems of knowledge and practices of subject-nature relationship that are established and updated from human composition to ecosystems over time. The research was characterized as a case study, with a qualitative-quantitative approach, using bibliographic and documentary research techniques, semi-structured interviews and direct observation. The results show that the school-community articulation around a work project, based on Project Pedagogy, has allowed to articulate, although in an incipient form, the contents of the formal curriculum with knowledge of the traditional culture, especially its symbolic and ritual aspects, contributing effectively to the resumption of customs and practices of baré culture in that community. . Key words. Biocultural Memory. Traditional Knowledge. Indigenous School Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2142
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons