DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorColares, Peterson Medeiros-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-10T15:13:20Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2142-
dc.description.abstractABSTRACT This work aims to study, from the perspective of the Biocultural Memory, the confluence between the scientific and traditional knowledge in the Puranga Pisasú School and how they reaffirm the identity of the baré people of Aldeia Nova Esperança, Manaus, Amazonas. It has its theoretical foundation backed by Toledo and Barrera-Bassols (2010, 2015) Foucault (1996, 1999, 2005, 2008), Bauman (2001, 2005), Hall (2003, 2005), Vasconcellos (2002), Meliá (1999) and others, to understand the debate about the production, circulation and validation of knowledge, the social status of scientific knowledge and its influence on the colonizing process of indigenous cultures, and the concept of Biocultural Memory as a variety of complex systems of knowledge and practices of subject-nature relationship that are established and updated from human composition to ecosystems over time. The research was characterized as a case study, with a qualitative-quantitative approach, using bibliographic and documentary research techniques, semi-structured interviews and direct observation. The results show that the school-community articulation around a work project, based on Project Pedagogy, has allowed to articulate, although in an incipient form, the contents of the formal curriculum with knowledge of the traditional culture, especially its symbolic and ritual aspects, contributing effectively to the resumption of customs and practices of baré culture in that community. . Key words. Biocultural Memory. Traditional Knowledge. Indigenous School Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectbioculturapt_BR
dc.subjectEducação escolapt_BR
dc.subjectíndiospt_BR
dc.titleMemória biocultural e sua articulação com os saberes escolares na Aldeia Nova Esperança, Manaus-AM.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T15:13:20Z-
dc.contributor.advisor1de Jesus, Edilza Laray-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.contributor.referee1de Jesus, Edilza Laray-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.contributor.referee2Rapozo, Pedro Henrique Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679908172389276pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Nelcioney José de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5403024203206579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227773422539654pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Este trabalho tem por objetivo estudar, na perspectiva da Memória Biocultural, a confluência entre os saberes científico e tradicional na Escola Puranga Pisasú e como eles atualizam a identidade do povo baré da Aldeia Nova Esperança, Manaus, Amazonas. Tem sua fundamentação teórica apoiada por Toledo e Barrera-Bassols (2010, 2015) Foucault (1996, 1999, 2005, 2008), Bauman (2001, 2005), Hall (2003, 2005), Vasconcellos (2002), Meliá (1999) dentre outros, que permitem compreender o debate em torno da produção, circulação e validação do conhecimento, o status social do saber científico e sua influência no processo colonizador das culturas indígenas, e o conceito de Memória Biocultural como variedade de sistemas complexos de saberes e práticas de relação sujeito-natureza que se estabelecem e se atualizam a partir da composição humana com os ecossistemas ao longo do tempo. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados mostram que a articulação escola-comunidade em torno de um projeto de trabalho, pautado na Pedagogia de Projetos, tem permitido articular, ainda que de forma incipiente, os conteúdos do currículo formal com saberes da cultura tradicional, sobretudo seus aspectos simbólicos e rituais, contribuindo efetivamente para a retomada de costumes e práticas da cultura baré naquela comunidade. Palavras-chave. Memória Biocultural. Saberes Tradicionais. Educação Escolar Indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ABRANTES, Paulo César Coelho. Imagens de Natureza, Imagens de Ciência. Campinas, SP: Papirus, 1998. ALBERT, Bruce. O Ouro Canibal e a Queda do Céu: uma crítica xamânica da economia política da natureza (Ianomâmi). In: ACSELRAD, Henri; GUEDES, André Dumans; MAIA, Laís Jabace. Cartografias Sociais, Lutas por Terras e Lutas por Territórios: um guia de leitura. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2015. Cap. 5. p. 129-140. (Coleção Território, Ambiente e Conflitos Sociais - Vol. 5). AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de M. (Org.). Usos & Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ARAMBURU, Mikel. Aviamento, Modernidade e Pós-Modernidade no Interior Amazônico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 09, n. 25, p.01-15, maio 1994. Disponível em: <http://www.anpocs.com/images/stories/RBCS/RBCS25/rbcs25_09.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018. ARRUDA, Rinaldo. "Populações tradicionais" e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação. Ambient. soc., Campinas, n. 5, p. 79-92, dez. 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 753X1999000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 jul. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X1999000200007. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2005. _______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. BOURDIEU, Pierre. O Que Falar Quer Dizer. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 75-88. CABRAL, Caio Cesar; SANTOS, Guilherme Francisco. Relações do conceito de memória com os conceitos de individuação, informação e investigação em estudos de fenômenos elementares das formas orgânicas. Khronos, São Paulo, n. 2, p. 120-133, feb. 2017. ISSN 2447-2158. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/126107/122912>. Acesso em: 05 mar. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.11606/khronos.v0i2.126107. CARDOSO, Ricardo de Jesus. A Geograficidade dos Habitantes do rio Cuieiras: percepções de um mundo vivido. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Geografia, Programa e Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/2811/4/Dissertação - Ricardo de Jesus.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2018. CARDOSO, Thiago Mota. SEMEGHINI, Mariana Gama (Org.). Diálogos Agroecológicos: 92 conhecimentos científico e tradicional na conservação da agrobiodiversidade no rio Cuieiras (Amazônia Central). Manaus: Instituto de Pesquisas Ecológicas, 2009. CHAVES, Moysés; CAIXETA, Marcelo; MACHADO, Delfino da Costa. Neuropsicologia da atividade onírica: considerações teóricas sugeridas por aspectos clínicos. Arq. Neuro- Psiquiatr., São Paulo , v. 55, n. 3B, p. 661-665, set. 1997 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004- 282X1997000400026&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1997000400026. CUNHA, Lucia Helena de Oliveira. Ordens e Desordens Socioambientais: saberes tradicionais em dinâmicas pesqueiras da costa paranaense. 2007. 217 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (université Paris 7 – Université Bordeaux 2)., Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36920/R - T - LUCIA HELENA DE OLIVEIRA CUNHA.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 14 jul. 2017. D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Contra a Ditadura da Escola. Cadernos Cedes, Campinas, v. 49, p. 18-25, dez. 1999. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. II. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (Coleção TRANS). ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012 (Coleção Filô/Espinosa). FERNANDES, Ovil Bueno. Educação e Desintegração Camponesa: o papel da educação formal na desintegração do campesinato. In: VIANA, Nildo; VIEIRA, Renato Gomes (Org.). Educação, Cultura e Sociedade: abordagens críticas da escola. Goiânia: Edições Germinal, 2002. Cap. 01. p. 33-49. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. _______. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleção Tópicos. _______. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2005. _______. Arqueologia do Saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos; MIGUEZ, Samia Feitosa. O ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult., São Paulo, v. 61, n. 3, p. 30-32, 2009. Available from <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009- 67252009000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 julho 2017. FREIRE, José Ribamar Bessa. Da Língua Geral ao Português: para uma história dos usos sociais das línguas na Amazônia. 2003. 239 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós- 93 graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/tese:bessa- freire-2003/bessa_freire_2003.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2018. FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1997. FREUD, Sigmund. A Intrepretação dos Sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1999. HALL, Stuart. Questão Multicultural. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, parte I. _______. A Identidade Cultural da Pós-Modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. HARVEY, David. Condição Pós Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. HERRERO, Marina. FERNANDES, Ulysses. Baré: povo do rio. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015. HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012. INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA) (São Paulo) (Org.). Unidades de Conservação no Brasil: RDS Puranga Conquista. 2014. Disponível em: <https://uc.socioambiental.org/uc/601283>. Acesso em: 11 out. 2017. IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estud. av., São Paulo , v. 3, n. 6, p. 89-112, Aug. 1989 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40141989000200006&lng=en&nrm=iso>. access on 05 Mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141989000200006. LEONARDI, Victor. Os Historiadores e os Rios: natureza e ruína na Amazônia brasileira. Brasília: Paralelo 15, Editora Universidade de Brasília, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Prefácio. In: VIANA, Nildo; VIEIRA, Renato Gomes (Org.). Educação, Cultura e Sociedade: abordagens críticas da escola. Goiânia: Edições Germinal, 2002. Cap. 01. p. 15-32. _______. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 38, n. 1, p. 13-28, Mar. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022012000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de maio de 2018. LIMA, Ademar dos Santos. Educação Escolar Indígena: um estudo sociolinguístico do nheengatu na Escola Puranga Pisasú do Rio Negro, Manaus-AM. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Letras e Artes, Programa de Pós-graduação 94 em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/data/area/dissertacao/download/31-1.pdf>. Acesso em: 08 maio 2018. MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2009. MELATTI, Júlio Cezar. Índios do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. RCNEI: Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: Mec/sef, 1998. 331 p. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwZWR hZ29naWE2cGVyaW9kbzIwMTF8Z3g6MWU0YTA1YWY1ZGY2MGIwOQ>. Acesso em: 08 maio 2018. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. RODRIGUES, Carmen Izabel. Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos Cadernos Naea, Belém, v. 09, n. 01, p.119-130, jun. 2006. Quadrimestral. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/60>. Acesso em: 11 jul. 2017. ROUANET, Sérgio P. Universalismo Concreto e Diversidade Cultural. In: VIEIRA, Liszt (Org.). Identidade e Globalização: impasses e perspectivas da identidade e a diversidade cultural. Rio de Janeiro: Record, 2009. Cap. 1. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Para um Novo Senso Comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática). _______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 33002007000300004&lng=en&nrm=iso>. acesso em 10 nov. 2016. SAUER, Sérgio. Agricultura Familiar versus Agronegócio: a dinâmica sociopolítica do campo brasileiro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. 73 p. (Texto para Discussão). Disponível em: < http://migre.me/vLy49>. Acesso em: 20 dez. 2016. SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 Ed. Petrópolis: Vozes, 2015. SOARES, Neiva M. M.; VIEIRA, Josenia Antunes. Representação multimodal dos atores sociais no discurso de marcas. Signum: estudos da linguagem, Londrina, v. 16, n. 1, p.233- 258, 2013. Semestral. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22374876.2013v16n233/132>. Acesso em: 21 nov. 2016. TOLEDO, Vítor M. BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Etnoecologia: uma ciência pós- 95 normal que estuda as sabedorias tradicionais. In: Silva, V.A. et al. (org.). Etnobiologia e Etnoecologia: Pessoas & Natureza na América Latina. v.1, Recife: NUPEEA. 2010. p.13-36. _______. A Memória Biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015 VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002. VIEIRA, Liszt (Org.). Identidade e Globalização: impasses e perspectivas da identidade e a diversidade cultural. Rio de Janeiro: Record, 2009. YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memória biocultural e sua articulação com os saberes escolares na Aldeia Nova Esperança, Manaus-AM.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons