DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2101
Título: O artigo de opinião como estratégia de ensino-aprendizado da língua portuguesa no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Opinion articles as a teaching-learning strategy for Portuguese in high school
Autor(es): Cruz, Claudisson dos Santos
Orientador(es): Ribeiro, Edinelza Macedo
Palavras-chave: Gênero Textual;Artigo de Opinião;Ensino-Aprendizado;Lígua Portuguesa
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo conhecer a contribuição do gênero textual Artigo de Opinião como estratégias de ensino-aprendizado da Língua Portuguesa para os alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Parintins. O presente trabalho é de natureza qualitativa por priorizar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa de campo. Quanto os métodos e procedimentos de coleta de dados, foram priorizados o método observacional com vistas exploratórias de campo, como também, a pesquisa bibliográfica. Como fundamentação teórica, este estudo se apoiou em Fiorin (2002), Marcuschi (2008), Sena (2011), Boaventura (2003), Brasil (199), Ferreira (2013), entre outras referências que contribuíram para a realização da pesquisa. Visto que há muitas dificuldades que permeiam o ensino, a presente pesquisa obteve importantes resultados, visto que o gênero textual artigo de opinião exige dos alunos a exposição de suas opiniões sobre assuntos atuais e polêmicos que podem ser trabalhados em sala de aula, mas que pode servir também para um novo olhar que vai além do espaço escolar, e que poderá intervir nos problemas da sociedade. Por essa questão, torna-se imprescindível, portanto, mudar a realidade do âmbito escolar ao qual foi proporcionado esta pesquisa. O presente Trabalho de Conclusão é apenas um passo que possibilitará para intervenção na realidade e prática escolar de muitos alunos e professores.
Abstract: This research has for objective to know the contribution of the gender textual Article of Opinion as strategies of teaching-learning of the Portuguese Language for the students of a group of the third year of the Medium Teaching of a state school of the city of Parintins. The present work is of qualitative nature for prioritizing the perception of the subjects involved in the field research. As the methods and procedures of collection of data, the method observation were prioritized with exploratory views of field, as well as, the bibliographical research. As theoretical foundations, this study leaned on in Fiorin (2002), Marcuschi (2008), Seine (2011), Boaventura (2003), Brazil (199), Ferreira (2013), among other references that contributed to the accomplishment of the research. Because there are a lot of difficulties that permeate the teaching, to present research he/she obtained important results, because the gender textual opinion article demands the exhibition of their opinions from the students on current and controversial subjects that you/they can be worked at classroom, but that can also be for a new one to look that is going besides the school space, and that can intervene in the problems of the society. For that subject, he/she becomes indispensable, therefore, to change the reality of the school extent to which this research was provided. The present Work of Conclusion is just a step that will make possible for intervention in the reality and many students' school practice and teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2101
Aparece nas coleções:CESP - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O artigo de opinião como estratégia de ensino-aprendizado da língua portuguesa no ensino médio.pdf791,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons