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dc.contributor.authorCruz, Claudisson dos Santos-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-31T11:25:00Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2101-
dc.description.abstractThis research has for objective to know the contribution of the gender textual Article of Opinion as strategies of teaching-learning of the Portuguese Language for the students of a group of the third year of the Medium Teaching of a state school of the city of Parintins. The present work is of qualitative nature for prioritizing the perception of the subjects involved in the field research. As the methods and procedures of collection of data, the method observation were prioritized with exploratory views of field, as well as, the bibliographical research. As theoretical foundations, this study leaned on in Fiorin (2002), Marcuschi (2008), Seine (2011), Boaventura (2003), Brazil (199), Ferreira (2013), among other references that contributed to the accomplishment of the research. Because there are a lot of difficulties that permeate the teaching, to present research he/she obtained important results, because the gender textual opinion article demands the exhibition of their opinions from the students on current and controversial subjects that you/they can be worked at classroom, but that can also be for a new one to look that is going besides the school space, and that can intervene in the problems of the society. For that subject, he/she becomes indispensable, therefore, to change the reality of the school extent to which this research was provided. The present Work of Conclusion is just a step that will make possible for intervention in the reality and many students' school practice and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectArtigo de Opiniãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizadopt_BR
dc.subjectLígua Portuguesapt_BR
dc.titleO artigo de opinião como estratégia de ensino-aprendizado da língua portuguesa no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeOpinion articles as a teaching-learning strategy for Portuguese in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T11:25:00Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Edinelza Macedo-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Edinelza Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5385395813417606pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee3Nacimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.creator.LattesEdnelza Macedo Ribeiropt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo conhecer a contribuição do gênero textual Artigo de Opinião como estratégias de ensino-aprendizado da Língua Portuguesa para os alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Parintins. O presente trabalho é de natureza qualitativa por priorizar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa de campo. Quanto os métodos e procedimentos de coleta de dados, foram priorizados o método observacional com vistas exploratórias de campo, como também, a pesquisa bibliográfica. Como fundamentação teórica, este estudo se apoiou em Fiorin (2002), Marcuschi (2008), Sena (2011), Boaventura (2003), Brasil (199), Ferreira (2013), entre outras referências que contribuíram para a realização da pesquisa. Visto que há muitas dificuldades que permeiam o ensino, a presente pesquisa obteve importantes resultados, visto que o gênero textual artigo de opinião exige dos alunos a exposição de suas opiniões sobre assuntos atuais e polêmicos que podem ser trabalhados em sala de aula, mas que pode servir também para um novo olhar que vai além do espaço escolar, e que poderá intervir nos problemas da sociedade. Por essa questão, torna-se imprescindível, portanto, mudar a realidade do âmbito escolar ao qual foi proporcionado esta pesquisa. O presente Trabalho de Conclusão é apenas um passo que possibilitará para intervenção na realidade e prática escolar de muitos alunos e professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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