DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2081
Title: Fantasia do movimento : a interação entre o corpo real e o virtual dos desenhos animados
Authors: Silva, Rayssa Oliveira e
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Evany do
Keywords: Desenho Animado;Dança;Coreografia;Laban;Análise
Issue Date: 8-Jun-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, estudam-se as semelhanças coreográficas do desenho animado Fantasia (1940) com os espetáculos que serviram de referência para o processo criativo do desenho como Sagração da Primavera, Suíte Quebra-Nozes e Dança das Horas. A análise também perpassa por aspectos cenográficos e narrativos a fim de corroborar com a análise coreográfica. Para isso faz-se primeiramente uma abordagem histórica da relação da dança com a tecnologia, que é o elo entre esses dois mundos, o real e o imaginário. A fim de investigar de forma profunda a relação de movimento entre estes dois universos, utilizamos as considerações propostas por Rudolf Laban (1879-1958) sendo aplicada aos corpos dos desenhos animados e também a aplicação da labanotation para termos outra percepção da coreografia. Os resultados indicam que há semelhanças em relação a elementos do espetáculo cênico e as reflexões nos permitem verificar as possibilidades do entendimento do movimento e o espaço-tempo na dança, possibilitando novas interpretações e associações teóricas. Além disso, também aparecem aspectos coreográficos semelhantes com relação ao movimento e intenções de comunicação. . Palavras-chave: Desenho Animado, Dança, Coreografia, Laban, Análise
Abstract: In this text, we study the choreographic similarities of the cartoon Fantasia (1940) with the spectacles that served as reference for the creative process of the drawing like Sacre du Printemps, Suite Nutcracker and Dance of the Hours. The analysis also runs through scenographic and narrative aspects in order to corroborate with the choreographic analysis. For this, a historical approach is first made to the relationship between dance and technology, which is the link between these two worlds, the real and the imaginary. In order to investigate in a profound way the relation of movement between these two universes, we use the considerations proposed by Rudolf Laban (1879-1958) being applied to the bodies of the cartoons and also the application of the labanotation to have another perception of the choreography. The results indicate that there are similarities to elements of the scenic show and the reflections allow us to verify the possibilities of the understanding of the movement and the space-time in the dance, making possible new interpretations and theoretical associations. In addition, similar choreographic aspects also appear with respect to movement and intentions of communication . Keywords: Cartoon, Dance, Laban, Choreography, Analyze
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2081
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons