DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rayssa Oliveira e-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2019-12-23T18:04:05Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2081-
dc.description.abstractIn this text, we study the choreographic similarities of the cartoon Fantasia (1940) with the spectacles that served as reference for the creative process of the drawing like Sacre du Printemps, Suite Nutcracker and Dance of the Hours. The analysis also runs through scenographic and narrative aspects in order to corroborate with the choreographic analysis. For this, a historical approach is first made to the relationship between dance and technology, which is the link between these two worlds, the real and the imaginary. In order to investigate in a profound way the relation of movement between these two universes, we use the considerations proposed by Rudolf Laban (1879-1958) being applied to the bodies of the cartoons and also the application of the labanotation to have another perception of the choreography. The results indicate that there are similarities to elements of the scenic show and the reflections allow us to verify the possibilities of the understanding of the movement and the space-time in the dance, making possible new interpretations and theoretical associations. In addition, similar choreographic aspects also appear with respect to movement and intentions of communication . Keywords: Cartoon, Dance, Laban, Choreography, Analyzept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho Animadopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectLabanpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.titleFantasia do movimento : a interação entre o corpo real e o virtual dos desenhos animadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-23T18:04:05Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285487234741888pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, estudam-se as semelhanças coreográficas do desenho animado Fantasia (1940) com os espetáculos que serviram de referência para o processo criativo do desenho como Sagração da Primavera, Suíte Quebra-Nozes e Dança das Horas. A análise também perpassa por aspectos cenográficos e narrativos a fim de corroborar com a análise coreográfica. Para isso faz-se primeiramente uma abordagem histórica da relação da dança com a tecnologia, que é o elo entre esses dois mundos, o real e o imaginário. A fim de investigar de forma profunda a relação de movimento entre estes dois universos, utilizamos as considerações propostas por Rudolf Laban (1879-1958) sendo aplicada aos corpos dos desenhos animados e também a aplicação da labanotation para termos outra percepção da coreografia. Os resultados indicam que há semelhanças em relação a elementos do espetáculo cênico e as reflexões nos permitem verificar as possibilidades do entendimento do movimento e o espaço-tempo na dança, possibilitando novas interpretações e associações teóricas. Além disso, também aparecem aspectos coreográficos semelhantes com relação ao movimento e intenções de comunicação. . Palavras-chave: Desenho Animado, Dança, Coreografia, Laban, Análisept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesADAMSON, Joe. Tex Avery: King of cartoons. New York : Da Capo Press,1987 ANDERSON, Jack The Joffrey Ballet Restores Nijinsky´s Rite of Spring (1987) Disponível em http://www.nytimes.com/1987/10/25/arts/the-joffrey-ballet-restores-nijinsky-srite- of-spring.html?pagewanted=all acessado em 08/12/2017 ASTIER, Régine. Académie Royale de Danse. Cohen 1998. BARRIER, John. Walt Disney´s Snow White. Live Journal, 2007. BAEQUE, Antoine. Camera Historia, Century in Cinema. Columbia University Press, 2012 BENESH, R. and Benesh, J. Reading Dance: The Birth of Choreology. McGraw-Hill Book 1983. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. 2 ed. – Porto Alegre, RS: Zouk, 2014. BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001 BROWN, Ann. Dance Notation for Beginners. The Old Bakery, 4 Lenten Street, Alton, Hampshire, 2008. CASTELLO BRANCO, Heloísa. A contribuição do sistema Laban para o gestual do regente. Disponível http://www.uel.br/pos/musica/pages/arquivos/LabanSimpemus.pdf acessado em 11/12/2016. CASANOVA, Felix. Dionisio el exiguo. Disponível em: https://hdnh.es/historia-dionisio-elexiguo/ . Acessado em 07/05/2017 PARRA, Nélio; PARRA, Ivone Corrêa da Costa. Técnicas audiovisuais de educação. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 1985. COHEN, Selma. Dance as theatre art. Princenton Book Company. 1992 173 CORBIN, COURTINE E VIGARELLO. História do Corpo: As mutações do olhar: O século XX. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. CUNHA E SILVA, Paulo. O corpo que dança: uma abordagem bioestética do movimento. Continentes em Movimento – O Encontro de Culturas na História da Dança. Actas. Cruz Quebrada, PT: Faculdade de Motricidade Humana, 1999. CULHANE, John. Walt Disney ´s Fantasia. New York: Abrahms, 1983. DERDYK, E. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989. ENGEL, Gerhardt. Metodologia da pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. FANTASIA. Direção: James Algar, Samuel Armstrong et al. Roteiro: Joe Grant, Dick Huemer et al. Elenco: Leopold Stokowski, Deems Taylor. Produção: Walt Disney. 7.360 m (2 reels) (1940) FRANCASTEL, Pierre. A imagem, a visão e a imaginação. Lisboa, Edições 70, 1983. FERNADES, Ciane. O corpo em movimento. São Paulo: Annablume, 2002. FISHER. Jennifer. The Nutcraker. 2012. Disponível em http://www.danceheritage.org/treasures/nutcracker_essay_fisher.pdf. Acessado em: 24/04/2018 HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do Ciborgue - As vertigens do póshumano. Autêntica. 1997 HODSON, Millicent.Nijinsky's Choreographic Method: Visual Sources from Roerich for "Le Sacre du printemps". Dance Research Journal, Vol. 18, No. 2, Russian Folklore Abroad (Winter, 1986-1987),pp. 7-15 .Congress on Research in DanceStable. Disponível em http://www.jstor.org/stable/1478047 acessado em: 08/12/2017 174 HODSON, Millicent. Nijinsky´s crime against grace; reconstruction score of the original choreography for Le sacre du Printemps. Pendragon Press, 1996. HUTCHINSON, Ann. Labanotation. Theatre Arts Books, 1977 LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Vozes, 2007. LE BRETON, DAVID. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. GUEST, Ann Hutchson. Labanotation: The system of analyzing and recording movements. New York: Routledge, 2011. KATZ, Helena. Corpo e processo de comunicação. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo 2001. JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996. GRINELL, Web. The Vaganova Method. Acessado em 24/08/2016 Library-Harvard. Disponível.em: http://oasis.lib.harvard.edu/oasis/deliver/deepLink?_collection=oasis&uniqueId=hou01987 Acessado em 24/08/2016 GREINER e KATZ. Por uma teoria do corpo mídia. Disponível em :http://artesescenicas.uclm.es/archivos_subidos/textos/236/Christine%20Greiner%20y%20Hel ena%20Katz.%20Por%20uma%20teoria%20do%20corpomidia.pdf 2003. Acessado em: 34/08/2016 LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Vozes, 2007. LE BRETON, DAVID. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. 175 MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. Salvador: EDUFBA, 2012 MARINHO, Nirvana. Corpo e palavra: uma inseminação evolutiva. IN: NORA, S. (org) Humus 1. Caxias do Sul: Lorigraf, 2004. MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. MICHELLE, Laura. The Nutcraker. New York Press. 2016 MOMMENSOH;PETRELLA. Reflexões sobre Laban o mestre do movimento. Summus Editora, 2008 MORIN, Edgar. Epistemologia da complexidade. In: SCHINITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, MORAN, J.M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS. M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2000. MARINHO, Nirvana. Corpo e palavra: uma inseminação evolutiva. IN: NORA, S. (org) Humus 1. Caxias do Sul: Lorigraf, 2004. MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. MOMMENSOH;PETRELLA. Reflexões sobre Laban o mestre do movimento. Summus Editora, 2008 MORIN, Edgar. Epistemologia da complexidade. In: SCHINITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, MORAN, J.M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS. M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2000. MICHAUD, Yves. O corpo e as artes visuais. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean- Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. 176 Tradução e revisão de Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Jean-Jacques Courtine), parte V, cap.4, p. 541-565 NANNI, D. Dança- educação: princípios, métodos e técnicas. 4 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. NALIHAN, Kate. Russian Dance. Disponível em ttps://repository.library.northeastern.edu/files/neu:1499/fulltext.pdf. Acessado em: 06/01/2018 PANOFKSY, Erwin. Style and Medium in the Motion Pictures, 1947. Disponível em https://monoskop.org/images/1/14/Panofsky_Erwin_1934_1966_Style_and_Medium_in_the_ Motion_Pictures.pdf. Acessado em 15/05/2017 RITE OF SPRING, Joffrey Ballet (1989) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=l8TQH-5Vrh acessado em 09/12/2017 SANTAELLA, Lucia. Linguagem líquida na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006 SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. SCARPATO, Marta Thiago. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Campinas, SP: ( s. n. ) 1999. STAM, Robert (2003). Introdução à teoria do cinema. São Paulo, Editora Papirus RAMEAU, Pierre. Le maître a danser .Paris, 1725. RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. Annablume, 2003. ROSSI, Patrick. Abbatiale Danse Macabre. https://www.herodote.net/L_abbatiale_et_sa_Danse_macabre-article-228.php. Acessado em 23/04/2017 SCARPATO, Marta. O corpo cria, descobre a dança com Laban e Freinet. Universidade Estadual de Campinas.1999 177 SIQUEIRA, Denise da Costa. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006 SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. SZALAY, Jessie. The Renaissance: The 'Rebirth' of Science & Culture. Acessado em: 03/05/2017 Disponível em: https://www.livescience.com/55230-renaissance.html THORP, Jennifer. So great a master as Mr Isaac. Disponível em http://em.oxfordjournals.org/content/35/3/435.extract acessado em 19/10/2016 WATTS, Steven. The Magic Kingdom: Walt Disney and the American Way of Life. University of Missouri Press, 2001 WILSON, David. Early dance. Disponível em http://www.earlydancecircle.co.uk Acessado em 11/12/2016 WILLIAMS, Drid. Antropology and the dance: tem lectures. USA, 20004. TENNAT, Victoria. Irina Baronova and the Ballets Russes de Monte Carlo. University Of Chicago Press. 2014. VAUGHAN, David. Merce Cunningham , em Dancers on a Plane, 1986. VAGANOVA, Agripina. Fundamentos da dança clássica. Prismas, 2013 VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Relógio D´Água. 1992 VATTIMO, Gianni. Acreditar em acreditar. Lisboa: Relógio D’Água, 1998. VERGHNES, Floriane. Tex Avery: A unique legacy (1942-1955). UK: Jhon Libbey Publishing, 2006. WATER NYMPH. Coreógrafo: George Balanchine. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8gM85bk91c . Acessado em: 09/05/2017 178 ZORN, Friedrich. Grammar of the Art of Dancing, Theoretical and Practical, 1887.pt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FANTASIA DO MOVIMENTO A INTERAÇÃO ENTRE O CORPO REAL E O VIRTUAL DOS DESENHOS ANIMADOS.pdf6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons