DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2072
Titel: As concepções epistemológicas dos docentes de arte de Manaus
Autor(en): Moura, Fábio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Caregnato, Caroline
Stichwörter: Concepções Epistemológicas;Epistemologia do Docente de Arte;Ensino e Aprendizagem de Arte
Erscheinungsdatum: 29-Mär-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva entender de que forma os professores de Arte atuantes no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio da rede pública estadual de educação de Manaus compreendem a construção de conhecimento em Arte. Para realizar uma análise do que afirmam os professores, partimos de três bases da epistemologia, que são o empirismo, o apriorismo e o construtivismo, com a intenção de problematizar as crenças desses docentes. Entender sobre concepções epistemológicas é uma questão importante tanto para o professor, quanto para o estudante, pois essa compreensão pode influenciar nas ações pedagógicas tomadas por ambas as partes. Para a realização deste trabalho foi elaborada uma revisão de literatura focada nas posturas epistemológicas e, como ferramenta metodológica, trabalhamos com surveys aplicados a 1/3 dos professores de Arte atuantes na rede pública estadual, em Manaus. Ao longo das análises e dos resultados, foi percebida uma forte inclinação empirista nas falas dos participantes, enquanto a postura com menos expressividade foi a base construtivista. A adesão ao posicionamento empirista pode ser criticada porque essa concepção supervaloriza o papel do meio em detrimento dos sujeitos de aprendizagem, a partir de crenças que reduzem o processo epistemológico à simples transmissão de conteúdos. A pesquisa finaliza nos deixando com algumas questões abertas, questões como quais medidas podem ser tomadas para fortalecer as discussões de cunho epistemológico na formação inicial e continuada dos docentes de Arte? Palavras-chave: Concepções Epistemológicas. Epistemologia do Docente de Arte. Ensino e Aprendizagem de Arte.
Zusammenfassung: The present research aims to understand how the Art teachers working in Elementary School 2 and in the High School of the state education public of Manaus, understand the construction of knowledge in Art. In order to make an analysis of what teachers say, we start from three bases of epistemology, which are empiricism, apriorism and constructivism, with the intention of problematizing the beliefs of these teachers. Understanding epistemological conceptions is an important issue for both the teacher and the student, as this understanding can influence the pedagogical actions taken by both parties. For the accomplishment of this work, a literature review was elaborated focusing on the epistemological postures, and as a methodological tool, we worked with surveys applied to 1/3 of the Art teachers working in the state public network in Manaus. Throughout the analyzes and the results, a strong empiricist inclination was noticed in the speeches of the participants, while the posture with less expressiveness was the constructivist basis. The adherence to the empiricist position can be criticized because this conception overestimates the role of the medium to the detriment of the learning subjects, from beliefs that reduce the epistemological process to the simple transmission of contents. The research ends by leaving us with some open questions, questions as to what measures can be taken to strengthen the epistemological discussions in the initial and continuous formation of the Art teachers? Keywords: Epistemological Conceptions. Epistemology of teaching art. Art teaching and learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2072
Enthalten in den Sammlungen:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS DOCENTES DE ARTE DE MANAUS.pdf10,54 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons