DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Fábio da Silva-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2019-12-23T16:05:31Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2072-
dc.description.abstractThe present research aims to understand how the Art teachers working in Elementary School 2 and in the High School of the state education public of Manaus, understand the construction of knowledge in Art. In order to make an analysis of what teachers say, we start from three bases of epistemology, which are empiricism, apriorism and constructivism, with the intention of problematizing the beliefs of these teachers. Understanding epistemological conceptions is an important issue for both the teacher and the student, as this understanding can influence the pedagogical actions taken by both parties. For the accomplishment of this work, a literature review was elaborated focusing on the epistemological postures, and as a methodological tool, we worked with surveys applied to 1/3 of the Art teachers working in the state public network in Manaus. Throughout the analyzes and the results, a strong empiricist inclination was noticed in the speeches of the participants, while the posture with less expressiveness was the constructivist basis. The adherence to the empiricist position can be criticized because this conception overestimates the role of the medium to the detriment of the learning subjects, from beliefs that reduce the epistemological process to the simple transmission of contents. The research ends by leaving us with some open questions, questions as to what measures can be taken to strengthen the epistemological discussions in the initial and continuous formation of the Art teachers? Keywords: Epistemological Conceptions. Epistemology of teaching art. Art teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcepções Epistemológicaspt_BR
dc.subjectEpistemologia do Docente de Artept_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Artept_BR
dc.titleAs concepções epistemológicas dos docentes de arte de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-23T16:05:31Z-
dc.contributor.advisor1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9010743895970828pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva entender de que forma os professores de Arte atuantes no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio da rede pública estadual de educação de Manaus compreendem a construção de conhecimento em Arte. Para realizar uma análise do que afirmam os professores, partimos de três bases da epistemologia, que são o empirismo, o apriorismo e o construtivismo, com a intenção de problematizar as crenças desses docentes. Entender sobre concepções epistemológicas é uma questão importante tanto para o professor, quanto para o estudante, pois essa compreensão pode influenciar nas ações pedagógicas tomadas por ambas as partes. Para a realização deste trabalho foi elaborada uma revisão de literatura focada nas posturas epistemológicas e, como ferramenta metodológica, trabalhamos com surveys aplicados a 1/3 dos professores de Arte atuantes na rede pública estadual, em Manaus. Ao longo das análises e dos resultados, foi percebida uma forte inclinação empirista nas falas dos participantes, enquanto a postura com menos expressividade foi a base construtivista. A adesão ao posicionamento empirista pode ser criticada porque essa concepção supervaloriza o papel do meio em detrimento dos sujeitos de aprendizagem, a partir de crenças que reduzem o processo epistemológico à simples transmissão de conteúdos. A pesquisa finaliza nos deixando com algumas questões abertas, questões como quais medidas podem ser tomadas para fortalecer as discussões de cunho epistemológico na formação inicial e continuada dos docentes de Arte? Palavras-chave: Concepções Epistemológicas. Epistemologia do Docente de Arte. Ensino e Aprendizagem de Arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesAGUIRRE, Imanol. Teorías y Prácticas en Educacíon Artística. Barcelona: Octaedro/EUB, 2005. ALMEIDA, Celia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 10 ed. Campinas: Papirus, 2012. BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. BACARIN, Lígia Maria. O Movimento de Arte-Educação e o Ensino de Arte no Brasil: história e política. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 215, 2005. BACHELARD, Gaston. A Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. BARBOSA, Ana. Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. 2 ed. São Paulo: Max Limonad, 1985. __________. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. 11 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 2004. ___________. Educação e construção do conhecimento. Porto alegre: Artmed Editora, 2001. ___________. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre, 19(1): 89-96, jan/jun. 1994. BIASOLI, Carmem Lúcia. A Formação do Professor de Arte: do ensaio... à encenação. Campinas: Papirus, 1999. 114 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2ª versão. Brasília, DF, 2016. CASTAÑON, Gustavo. Psicologia Humanista: a história de um dilema epistemológico. Memorandum. Ribeirão Preto, v. 01, n. 12, p. 105-124, 2007. FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Resende e., Metodologia do ensino de Arte: fundamentos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009. FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O construtivismo e a Educação. Rio de Janeiro: Mediação, 1995. FUSARI, Maria F. de Resende e; FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. Arte na educação escolar. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001. GAGNÉ, Robert. Princípios Essenciais da Aprendizagem para o Ensino. Porto Alegre: Globo, 1980. ___________. Como se Realiza a Aprendizagem: Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1975. GHIRALDELLI Jr, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987. GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2007. GREENE, Maxine. "Uma Abordagem Construtivista do Ensino e da Aprendizagem de Artes". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 141-162. HERENCIO, Diego Luís Faleiro; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Revista da FUNDARTE. Montenegro: p. 166-180, ano 17, nº 34, agosto/dezembro, 2017. Disponível em: http://.seer.fundarte.rs.dov.br/index.php/RevistadaFundarte/index>. 20 de junho de 2018. 115 LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999. LEFRANÇOIS, Guy. Teorias da Aprendizagem. Tradução: Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning, 2015. LIBÂNEO, José Carlos. A democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001. MELO, Maria Lúcia de Almeida. Subjetividade e Conhecimento: miradas psico(pedagógicas). São Paulo: Vetor, 2002. MILHOLLAN, Frank; FORISHA, Bill. Skinner x Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus Editorial, 1978. MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2011. NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e Análise de Questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002. OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf-UFRGS, 2011. PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1970. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. ROGERS, Carl. Liberdade para Aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1975. SACKS, Oliver. Alucinações Musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1999. 116 SILVA, Andressa; FOSSÁ, Maria Ivete. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica Para Análise de Dados Qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica. João Pessoa, v.17, n.01, p.1-14, 2015. SOUCY, Donald. Não Existe Expressão Sem Conteúdo. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. 3ed. São Paulo: Cortez, 2010. THIOLLENT, Michel. Aspectos Qualitativos da Metodologia de Pesquisa com o Objetivo da Descrição, Avaliação e Reconstrução. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v.14, n. 49, 1984. VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.pt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS DOCENTES DE ARTE DE MANAUS.pdf10,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons