DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2070
Title: As modinhas de Marcos Portugal, publicadas entre 1792 e 1801 : fundamentos para a interpretação com base na análise retórico-musical, figuras de linguagem, schematas e tópicas
Authors: Procópio, Flávia de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Souto, Luciano Hercílio Alves
Keywords: Marcos Portugal;Tópicas;Modinha;Retórica musical;Performance
Issue Date: 21-Mar-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta fundamentos teóricos para a interpretação das dez modinhas do compositor lusitano Marcos Portugal (1762-1830), publicadas no Jornal de Modinhas (1792-1795) e no Jornal de Modinhas Novas Dedicados às Senhoras (1801). Tais fundamentos serão obtidos a partir dos conteúdos musicais contemplados pela análise, sob o viés de quatro critérios analíticos: os passos do discurso retórico, figuras de linguagem retórico-musicais, tópicas e esquemas de composição. As modinhas pertencem a um gênero de música que foi bastante popular, não somente em Portugal, como no Brasil colonial, de meados do século XVIII ao início XIX. O período histórico que compreende a música Barroca teve fim em meados do século XVIII.A divisão da história não se dá de forma exata, existindo, então, a possibilidade de analisarmos as modinhas com ferramentas da retórica e tópica barrocas. Desta forma, quem desejar interpretar tais obras, obterá os recursos para a formulação de suas interpretações. Palavras-chave: Marcos Portugal, modinha, retórica musical, tópicas, performance.
Abstract: This research presents the theoretical foundation to the interpretation of ten modinhas from the portuguese composer Marcos Portugal (1762-1830), published in Jornal de Modinhas (1792-1795) and in Jornal de Modinhas Novas Dedicados às Senhoras (1801). Such foundation will be obtained from the musical contents included in the analysis, under the bias of four analytical criteria: the steps of rhetorical discourse, figures of rhetoric musical-language, topics and schematae. The modinhas belong to a music genre that was very popular, not only in Portugal, as well as in Brazil, from middle 18th century to the beginning of the 19th. The historical period which encompasses Baroque music ended around the 18th century. Due to the fact that the division of time in history does not occur in an exact manner, there is the possibility for us to analyze the modinhas with tools from rhetoric and topics. This way, whoever desires to interpret such oeuvre, will have resources to formulate their own interpretations. Keywords: Marcos Portugal, modinha, musical rhetoric, topics, performance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2070
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS MODINHAS DE MARCOS PORTUGAL, PUBLICADAS ENTRE 1792.pdf14,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons