DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorProcópio, Flávia de Castro-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2019-12-23T15:58:53Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2070-
dc.description.abstractThis research presents the theoretical foundation to the interpretation of ten modinhas from the portuguese composer Marcos Portugal (1762-1830), published in Jornal de Modinhas (1792-1795) and in Jornal de Modinhas Novas Dedicados às Senhoras (1801). Such foundation will be obtained from the musical contents included in the analysis, under the bias of four analytical criteria: the steps of rhetorical discourse, figures of rhetoric musical-language, topics and schematae. The modinhas belong to a music genre that was very popular, not only in Portugal, as well as in Brazil, from middle 18th century to the beginning of the 19th. The historical period which encompasses Baroque music ended around the 18th century. Due to the fact that the division of time in history does not occur in an exact manner, there is the possibility for us to analyze the modinhas with tools from rhetoric and topics. This way, whoever desires to interpret such oeuvre, will have resources to formulate their own interpretations. Keywords: Marcos Portugal, modinha, musical rhetoric, topics, performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarcos Portugalpt_BR
dc.subjectTópicaspt_BR
dc.subjectModinhapt_BR
dc.subjectRetórica musicalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleAs modinhas de Marcos Portugal, publicadas entre 1792 e 1801 : fundamentos para a interpretação com base na análise retórico-musical, figuras de linguagem, schematas e tópicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-23T15:58:53Z-
dc.contributor.advisor1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee3Pacheco, Alberto José Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2576106170087963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742986223919981pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta fundamentos teóricos para a interpretação das dez modinhas do compositor lusitano Marcos Portugal (1762-1830), publicadas no Jornal de Modinhas (1792-1795) e no Jornal de Modinhas Novas Dedicados às Senhoras (1801). Tais fundamentos serão obtidos a partir dos conteúdos musicais contemplados pela análise, sob o viés de quatro critérios analíticos: os passos do discurso retórico, figuras de linguagem retórico-musicais, tópicas e esquemas de composição. As modinhas pertencem a um gênero de música que foi bastante popular, não somente em Portugal, como no Brasil colonial, de meados do século XVIII ao início XIX. O período histórico que compreende a música Barroca teve fim em meados do século XVIII.A divisão da história não se dá de forma exata, existindo, então, a possibilidade de analisarmos as modinhas com ferramentas da retórica e tópica barrocas. Desta forma, quem desejar interpretar tais obras, obterá os recursos para a formulação de suas interpretações. Palavras-chave: Marcos Portugal, modinha, retórica musical, tópicas, performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesABDO, Sandra Neves. Execução/interpretação musical. Per Musi. Belo Horizonte, v.1, 2000.p. 16-24. ALBUQUERQUE, Maria João Durães. A Edição Musical em Portugal (1750-1834). Casa da Moeda e Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 2006. ARAÚJO, Mozart de. A modinhas e o Lundu no século XVIII: uma pesquisa histórica e bibliográfica. Ricordi Brasileira, São Paulo, 1963. BAUER, Martin W.; GASKELL, George (organizadores). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 10ª edição. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2012. BECKFORD William. 1954. The Journal of William Beckford in Portugal and Spain, 1787- 1788 / edited with an introduction and notes by Boyd Alexander. Londres: Rupert Hart- Davis. BEGHIN, Tom. Recognizing Musical Topics versus executing Rhetorical figures,in MIRKA, Danuta. The Oxford Handbook of Topic Theory. Oxford University Press, 2014. CANO, Lopez Ruben. Música y retorica en el Barroco. Amalgama Edicions, Espanha, 2011. CARDOSO, Lino de Almeida. O som social. Música, poder e sociedade no Brasil (Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX). Edição do autor. São Paulo, 2011. CASTAGNA, Paulo. A modinha e o lundu nos séculos XVIII e XIX. Apostila do curso História da música brasileira. Instituto de Artes da UNESP. 2014. Disponível em https://escriturasvirreinales.files.wordpress.com/2014/04/lundumy-modinha.pdf> acesso em 12.10.17. CHRISTOVAM, Ozório Bimbato Pereira. Música Sacra, discurso e poder: Modelos précomposicionais da Missa Luso-Brasileira. Tese de doutorado pela Universidade de São Paulo, 145 Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação e Música, São Paulo,2018. Enviado pelo próprio autor por e-mail em 04/07/2018. COSTA, Manoella Coutinho da. Os trios de Avondano em Dresden: uma abordagem interpretativa. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2017. CRANMER, David. (coord) Marcos Portugal: uma reavaliação. Lisboa, Edições Colibri, 2012. DOMENICI, Catarina Leite. A voz do performer na música e na pesquisa. Artigo Científico, Anais do II SIMPOM, Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Universidade do Rio Grande do Sul. Disponível em: < http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/2608/1936 > Útimo acesso: 26/04/2019. FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX, teorias e práticas editoriais, Rio de Janeiro, 2014, edição do autor. GJERDINGEN, Robert. Music in the galant style. Oxford University Press, 2007. HORA Edmundo; LOPES, Guilhermina. A Modinha e a busca do caráter nacional no livro: ´´A música no Brasil desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República (1908), de Guilherme de Mello. Artigo in: Atas do Congresso Internacional "A Língua Portuguesa em Música", 2012. Disponível em http://www.caravelas.com.pt/atas.html <acesso em 18.10.17>. HILL, Peter. From score to sound. Musical performance: a guide to understanding. Cambridge University Press, 2002. Jornal de Modinhas: Ano I/ Introd. Maria João Durães Albuquerque. – Ed. Fac-similada. – Lisboa: Inst. Da Biblioteca Nacional e do livro, 1996. – xx, [11], 59, p. – (Fundos da Biblioteca Nacional da Música;1) Jornal de Modinhas Novas Dedicados às Senhoras, 1801. Disponível em: <http://bdh.bne.es/bnesearch/biblioteca/Jornal%20de%20modinhas%20novas%20dedicadas% 146 20as%20senhoras%20%20%20%20:%20[Canto%20y%20clave]%20/qls/bdh0000161215;jses sionid=5BC8FD17BF1CFEB8602369DFB26E5405.> Fonte: Site da Biblioteca Nacional da Espanha. Último acesso: 26/11/2018 KHUEN,Frank Michael Carlos. Interpretação – reprodução musical – teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s). Per musi no.26 Belo Horizonte July/Dec. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992012000200002 > Último acesso: 26/04/2019 LIMA, Edilson Vicente de. A modinha e o lundu: dois clássicos dos trópicos. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em< http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29102010-130411/ptbr.php> acesso em 18.12.16. MARQUES, António Jorge. Marcos Portugal (1762-1830): Estudo Biográfico In CRANMER, David: Marcos Portugal, uma reavaliação. Edições Colibri. Lisboa,2012. MCKINNEY, James C. The diagnosis and correction of vocal faults. Waveland Press, 1994, EUA. MIRKA, Danuta. The Oxford Handbook of Topic Theory. Oxford University Press, 2014. MONTEIRO, José Fernando Saroba. A modinha brasileira: Trajetória e veleidades (séculos XVIII-XX). Dissertação de Mestrado em História do Império Português [e-learning] da Universidade Nova de Lisboa,2015. Disponível em <https://run.unl.pt/handle/10362/17364> acesso em 20.01.17. NERY, Ruy Vieira. Algumas considerações sobre as origens e o desenvolvimento da Modinhas Luso-Brasileira. In: MORAIS, Manuel. Modinhas, lunduns e cançonetas com acompanhamento de viola e guitarra inglesa (séculos XVIIIXIX); prefácio de Ruy Vieira Nery. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2000. p.12 NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A viola com anima. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo. 2008, pp. 38-49. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052009-140811/pt-br.php Acesso em 15.11.17> 147 OLIVEIRA, Fabiano Cardoso de. Proposta de edição de Marília de Dirceu, de Marcos Portugal. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2016. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/letraseartes/categoria.php?area=DST> Lista de alunos titulados, ingresso 2014. Acesso: 31/03/2019 PACHECO, Alberto José Vieira. Mudanças na prática vocal da escola italiana de canto: uma análise comparativa dos tratados de canto de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P.R.Garcia. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP,2004. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284287> Último acesso: 01/02/2019 ___________________________. Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob a influência da Corte de D. João VI. São Paulo, Annablume; Fapesp, 2009. PACHECO, A.J.V.; PINTO, R.M. Os hinos de D.Pedro I e Marcos Portugal: em busca de paradigmas. Artigo científico da Revista de Música Hodie, Goiânia, V.12 – n.2, 2013, p. 136- 167. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/28014/16043> acesso: 03/04/2019. PAIXÃO, Ana Margarida Madeira Minhós da. Retórica e técnicas de escrita Literária e Musical em Portugal nos séculos XVII-XIX. Tese de doutorado pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Lisboa, 2008. SILVA, Luciana Pereira da Costa e. Estudo analítico e interpretativo de 10 canções para canto e piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 e 1937. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2017. SLOBODA, John Anthony. Exploring the musical mind: cognition, emotion, ability, function. Oxford: Oxford University Press, 2005. SOARES, Eliel Almeida. O emprego da retórica na música colonial brasileira. Tese de doutorado pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós- Graduação e Música, São Paulo,2017. 148 SOUTO, Luciano Hercílio Alves. Inter-relações entre performance e musicologia histórica: perspectivas para interpretação musical. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, 2015. Disponível em < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123954 > Acesso em 20.01.2017. TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular: Da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Editora Vozes, 1974. ______________________, Domingos Caldas Barbosa: O poeta da viola, da modinha e do lundu. São Paulo: Editora 34, 2004. ____________________. A música popular que surge na Era da Revolução. São Paulo. Editora 34,2009. WALLS, Peter. Historical Performance and the modern performer. Musical performance: a guide to understanding. Cambridge University Press, 2002.pt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS MODINHAS DE MARCOS PORTUGAL, PUBLICADAS ENTRE 1792.pdf14,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons