DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2052
Titel: Dorian para além do retrato : representações na segunda tópica de Freud em O Retrato de Dorian Gray
Autor(en): Pedrosa, Jéssica Nayara Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Allison Marcos Leão da
Stichwörter: Literatura;Psicanálise;Inconsciente do texto;Segunda tópica;Dorian Gray
Erscheinungsdatum: 30-Mai-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo a análise das representações da segunda tópica de Freud em O Retrato de Dorian Gray. Foi realizada uma análise metodológica da psicanálise enquanto crítica literária em Freud, de forma cronológica, a partir das incursões do próprio autor empreendidas durante a construção da teoria psicanalítica. A partir disso, sob um viés hermenêutico, a crítica psicanalítica foi discutida e o século XIX foi estudado enquanto cenário para as transformações do Eu e a implicação disso para o surgimento da psicanálise e para a publicação da obra de Oscar Wilde. A partir dos resultados encontrados, através da correlação das personagens de Dorian Gray, com o papel do Ego, de Lord Henry, com o papel do Id, e de Basil Hallward, com o papel do Superego para a formação e manutenção do psiquismo do sujeito, constatou-se que o texto configura uma formação inconsciente que permite ao leitor interpretar conteúdos latentes a partir de seu próprio inconsciente, culminando em representações que, ainda que parciais, reiteram o caráter de sublimação da obra artística não apenas para o criador, mas para aquele que a aprecia de um ponto de vista dinâmico. Palavras-chave: literatura; psicanálise; inconsciente do texto; segunda tópica; dorian gray.
Zusammenfassung: The current study had as main objective to analyse the representations of Freud's second topography of mind in The Picture of Dorian Gray. A methodological analysis of psychoanalysis was carried out as a literary critic in Freud, chronologically, from the incursions of the author himself undertaken during the construction of psychoanalytic theory. From this, under a hermeneutical bias, psychoanalytic criticism was discussed and the nineteenth century was studied as a scenario for the transformations of the Self and the implication thereof for the emergence of psychoanalysis and for the publication of Oscar Wilde's novel. From the results found, through the correlation of the characters of Dorian Gray, as the Ego, of Lord Henry, as the Id, and of Basil Hallward, as the Superego, with the formation and maintenance of the psyche of the subject, it was found that the text constitutes an unconscious formation that allows the reader to interpret latent contents from his own unconscious, culminating in representations that, although partial, reiterate the sublimation character of the artistic work not only for the creator, but for the one who appreciates it from a dynamic point of view. Keywords: literature; psychoanalysis; unconscious of the text; second topography; dorian gray.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2052
Enthalten in den Sammlungen:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
DORIAN PARA ALÉM DO RETRATO REPRESENTAÇÕES DA SEGUNDA TÓPICA DE FREUD EM O RETRATO DE DORIAN GRA.pdf1,45 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.