DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1914
Título: O acervo pictórico da Igreja de São Sebastião em Manaus
Autor(es): Rodrigues, Carrie Carolinne Evans Ferreira
Orientador(es): Páscoa, Luciane Viana Barros
Palavras-chave: Pintura;Manaus;Iconografia sacra;Silvio Centofanti;Igreja de São Sebastião;Francesco Campanela
Data do documento: 30-Mar-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um estudo iconográfico e iconológico do acervo pictórico da Igreja de São Sebastião, procurando levantar e sistematizar as informações referentes a este conjunto que integra um acervo de relevância histórica. Foi feita a apreciação estética após a identificação e a documentação visual do acervo pictórico, na intenção de analisar técnicas, temas e aspectos da composição. O método empregado envolveu a pesquisa histórica e a análise iconográfica, segundo os preceitos teóricos de Panofsky (1991). Efetuou-se a identificação dos motivos artísticos, dos temas e aspectos iconográficos das pinturas selecionadas na nave, transepto, forro, altar-mor e cúpula da igreja de São Sebastião. Verificou-se que tais obras foram criadas sob a supervisão do arquiteto italiano Silvio Centofanti. A Igreja de São Sebastião já foi estudada em seu aspecto arquitetônico (Mesquita, 1999) e já figurou entre uma relação de igrejas antigas que compõem um roteiro turístico e patrimonial em Manaus (Andrade, Filippini, 2009). A realização deste estudo iconográfico é inédita e propõe-se contribuir com subsídios histórico-artísticos para a história da arte no Amazonas. Palavras-chave: Pintura – Manaus – Iconografia sacra – Silvio Centofanti - Igreja de São Sebastião – Francesco Campanela.
Abstract: This academical search has for obtaining develop a study on the pictorial collection at Igreja de São Sebastião (St. Sebastian Church) by means of iconography and iconology, looking for both give rise to the information referring to this aggregation that takes part on a collection which has historical prominence, and arrange such information out methodically. After the pictorial collection has been identified and documented visually, an aesthetical appreciation was done, intending to analyze techniques, themes, and features of the composition. The method which has been employed involved the historical research and the iconographic analysis in accordance to Panofsky´s theoretical prescriptions (Panofsky, 1991). Also, it was done the identification of the motifs, of the themes and iconographic features of the paintings which were selected from the nave, the transept, the ceiling, the high altar and the cupola of the Igreja de São Sebastião. These works were made under the supervision of the Italian architect Silvio Centofanti. The Igreja de São Sebastião had already been studied in its architectural aspects (Mesquita, 1999) and had already appeared among a list of old churches that form a touristic and patrimonial itinerary at Manaus city (Andrade, Filippini, 2009). The consummation of this iconographic study is unprecedented, and proposes contribution by offering historic-artistic subsidies for the history of art in Amazonas. Key-words: Painting – Manaus – Sacred iconography – Silvio Centofanti – Igreja de São Sebastião (St. Sebastian Church) – Francesco Campanela.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1914
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ACERVO PICTÓRICO DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO EM MANAUS.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons