DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1811
Titel: Relação entre a organização do trabalho pedagógico e a formação e prática docente diante da indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Sonstige Titel: Relationship between the organization of pedagogical work and teacher education and practice in the face of school indiscipline in the early years of elementary school
Autor(en): Silva, Johabi de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Osmarina Guimarães de
Stichwörter: Indisciplina;Indiscipline;Escola;School;Família;Family
Erscheinungsdatum: 17-Jun-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SILVA, Johabi de Castro. Relação entre a organização do trabalho pedagógico e a formação e prática docente diante da indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou, por meio de um levantamento bibliográfico na literatura específica e pesquisa documental, contextualizar as relações estabelecidas entre a organização do trabalho pedagógico, a formação e a prática docente diante da indisciplina escolar. No âmbito específico, a pesquisa objetivou identificar na literatura estudos e debates sobre indisciplina escolar; relacionar a formação e a prática docente, enfatizando o trabalho pedagógico colaborativo diante de tal problema escolar; conhecer orientações teórico-metodológicas de enfrentamento da indisciplina no contexto escolar. A indisciplina escolar se mostra ao longo do tempo como uma questão preocupante para os atores educacionais, pois esta vem transformando a relação professor-aluno e comprometendo o processo de ensinoaprendizagem. De acordo com que foi constatado nesta pesquisa convém esclarecer que indisciplina é um fenômeno que, para ser enfrentado, precisa da participação integral de todos. Autores como Luckesi (1999); Piletti e Rossato (2018) e Parrat-Dayan (2018) destacam que as ações da escola e da família precisam se complementar, estas devem assumir suas responsabilidades. Pois os atos indisciplinares que permeiam dentro dos lares refletem diretamente na sala de aula e na escola, assim também como um trabalho educacional mal feito só tende a criar mais conflitos e transtornos gerando mais indisciplina.
Zusammenfassung: This work sought, through a bibliographic survey in the specific literature and documentary research, contextualizing the relations established between the organization of work teaching, training and teaching practice in the face of school indiscipline. In the context Specific, the research aimed to identify in the literature studies and debates on indiscipline school; relate teacher education and practice, emphasizing the pedagogical work collaborative in the face of such a school problem; know the theoretical and methodological orientations of coping with indiscipline in the school context. School indiscipline shows itself throughout of time as a matter of concern to educational actors as it comes from transforming the teacher-student relationship and compromising the teaching-learning process. According to what was found in this research it should be clarified that indiscipline is a phenomenon that, to be tackled, needs the full participation of all. Authors such as Luckesi (1999); Piletti and Rossato (2018) and Parrat-Dayan (2018) highlight that school and family actions need to complement each other, they must assume their responsibilities. For the unruly acts that permeate within homes reflect directly in the classroom and at school, as well as bad educational work Done only tends to create more conflicts and disorders generating more indiscipline.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1811
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons