DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Johabi de Castro-
dc.date.available2019-12-02T13:58:36Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Johabi de Castro. Relação entre a organização do trabalho pedagógico e a formação e prática docente diante da indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1811-
dc.description.abstractThis work sought, through a bibliographic survey in the specific literature and documentary research, contextualizing the relations established between the organization of work teaching, training and teaching practice in the face of school indiscipline. In the context Specific, the research aimed to identify in the literature studies and debates on indiscipline school; relate teacher education and practice, emphasizing the pedagogical work collaborative in the face of such a school problem; know the theoretical and methodological orientations of coping with indiscipline in the school context. School indiscipline shows itself throughout of time as a matter of concern to educational actors as it comes from transforming the teacher-student relationship and compromising the teaching-learning process. According to what was found in this research it should be clarified that indiscipline is a phenomenon that, to be tackled, needs the full participation of all. Authors such as Luckesi (1999); Piletti and Rossato (2018) and Parrat-Dayan (2018) highlight that school and family actions need to complement each other, they must assume their responsibilities. For the unruly acts that permeate within homes reflect directly in the classroom and at school, as well as bad educational work Done only tends to create more conflicts and disorders generating more indiscipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.titleRelação entre a organização do trabalho pedagógico e a formação e prática docente diante da indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeRelationship between the organization of pedagogical work and teacher education and practice in the face of school indiscipline in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T13:58:36Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Jane Lindoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930560876080965pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcio Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2129926529923560pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou, por meio de um levantamento bibliográfico na literatura específica e pesquisa documental, contextualizar as relações estabelecidas entre a organização do trabalho pedagógico, a formação e a prática docente diante da indisciplina escolar. No âmbito específico, a pesquisa objetivou identificar na literatura estudos e debates sobre indisciplina escolar; relacionar a formação e a prática docente, enfatizando o trabalho pedagógico colaborativo diante de tal problema escolar; conhecer orientações teórico-metodológicas de enfrentamento da indisciplina no contexto escolar. A indisciplina escolar se mostra ao longo do tempo como uma questão preocupante para os atores educacionais, pois esta vem transformando a relação professor-aluno e comprometendo o processo de ensinoaprendizagem. De acordo com que foi constatado nesta pesquisa convém esclarecer que indisciplina é um fenômeno que, para ser enfrentado, precisa da participação integral de todos. Autores como Luckesi (1999); Piletti e Rossato (2018) e Parrat-Dayan (2018) destacam que as ações da escola e da família precisam se complementar, estas devem assumir suas responsabilidades. Pois os atos indisciplinares que permeiam dentro dos lares refletem diretamente na sala de aula e na escola, assim também como um trabalho educacional mal feito só tende a criar mais conflitos e transtornos gerando mais indisciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 33 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. CAPELATTO, Ivan Roberto. Educação com afetividade. Disponível em: http://livro.educardpaschoal.org.br/upload/NossosLivros/Educacao_com_afetividade_para_sit e.pdf. CELSO, Antunes. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017. CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. S. Paulo: Cortez, 2014. DEMO, Pedro. Sociologia d Educação: sociedade e suas oportunidades. Brasília/DF: Plano Editora, 2004. FARIAS, C. V.Indisciplina escolar: conceitos e preceitos. 1979. Dissertação – (Departamento de Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ – 1979. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. 5. ed.Curitiba/PR: Positivo, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. GARCIA, J. Notas sobre o conceito de disciplina. In: SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, 2, 2006, Curitiba. Anais. Curitiba: UTP, 2006. p. 69-84. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Método de pesquisa. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2009. GUIMARÂES, Áurea M. Indisciplina e violência: a ambiguidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, JulioGroppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 18ª ed. S. Paulo: Summus, 2016. HORA, Dinair Leal da. Gestão educacional democrática. Campinas: Alínea, 2007. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. S. Paulo/SP: Atlas, 2003. LA TAILLE, Yves.A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, JulioGROPPA. Júlio A. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 18 ed. S. Paulo: Summus, 2016. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. S. Paulo: Cortez, 1994. LIBÂNEO, José Carlos.Didática: velhos e novos temas.Edição do Autor, Maio de 2002. LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão pedagógica. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007. LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba/PR: Positiva, 2009. LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da educação. S. Paulo/SP: Cortez, 1999. LUDWIG, Antônio Carlos Will. Fundamentos e prática de metodologia científica. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2015. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007. PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. 2ª Ed. S. Paulo: Contexto, 2018. PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. S. Paulo/SP: Contexto, 2018. VASCONCELLOS, Celso dos S. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola, 2009. Disponível em: http://www..crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias- p.227- 252.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons