DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1801
Title: Cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola
Other Titles: Peer culture and playful culture: games at school
Authors: Ramos, Raquel de Jesus Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Kelly Christiane Silva de
Keywords: Educação Infantil;Child education;Infância;Childhood;Criança e aprendizagem;Child and learning
Issue Date: 3-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: RAMOS, Raquel de Jesus Rodrigues. Cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema: cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola e teve como eixos norteadores as seguintes questões: como ocorre as culturas lúdicas na brincadeira? Que importância o ato de brincar tem na construção do conhecimento da criança? Quais contribuições a cultura do brincar agrega ao desenvolvimento integral da criança? O que o professor(a) entende por infância? A escola tem privilegiado a brincadeira? além disso os objetivos que nortearam a pesquisa foram: conhecer os modos de brincar e interagir das crianças, identificar as culturas de pares apresentadas nas brincadeiras e analisar as contribuições que o brincar agrega ao desenvolvimento integral da criança. A partir de uma abordagem qualitativa foi desenvolvido inicialmente uma pesquisa bibliográfica baseada nos aportes teóricos de autores como: VYGOTSKY,2007, ARIÈS, 1983, WINNICOTT, 1982, FORTUNA, 2003, RAMOS,2002, MATOS, 1993, MOURITIZEN, 1998, NUNES E PEREIRA, 1996 dentre outros. Para um melhor aprofundamento foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo uso dos instrumentos de observação participante e entrevista livre. A discussão dos resultados girou em torno do método de análise de conteúdo, que foi organizado em duas categorias sendo: l categoria de análise de dados: o olhar do professor(a) de Educação Infantil mediante a infância, e cultura lúdica: brincadeiras na escola e ll categoria de análise de dados: cultura de pares e brincadeiras na escola. O trabalho está tecnicamente organizado em três capítulos que se complementam no sentido de responder as questões que nortearam o estudo, conclui-se que o brincar auxilia a criança em sua comunicação, e assim melhorar sua linguagem, facilitar o crescimento e levar a criança aos relacionamentos grupais.
Abstract: This research has as theme: peer culture and playful culture: games in the school and had as its guiding axes the following questions: how do cultures occur playful in the joke? How important is the act of playing in the construction of child's knowledge? What contributions does the culture of playing add to integral child development? What does the teacher understand by childhood? THE Has school privileged play? besides the objectives that guided the research were: knowing the children's ways of playing and interacting, identifying the cultures of pairs presented in the games and analyze the contributions that play adds to the integral development of the child. From a qualitative approach it was initially developed a bibliographic research based on the theoretical contributions of authors such as: VYGOTSKY, 2007, ARIÈS, 1983, WINNICOTT, 1982, FORTUNA, 2003, RAMOS, 2002, MATOS, 1993, MOURITIZEN, 1998, NUNES AND PEREIRA, 1996 among others. For a better understanding, a field research was carried out, making use of participant observation instruments and free interview. The discussion of results revolved around the content analysis method, which was organized into two categories being: l data analysis category: the teacher's view of Early Childhood Education, and playful culture: school games and ll data analysis category: peer culture and play at school. The work is technically organized into three chapters that complement each other in the sense of answer the questions that guided the study, it can be concluded that playing helps child in their communication, and thus improve their language, facilitate the growth and lead the child to group relationships.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1801
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cultura de pares e cultura lúdica - brincadeiras na escola.pdf346,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons