DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Raquel de Jesus Rodrigues-
dc.date.available2019-11-21T14:04:58Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationRAMOS, Raquel de Jesus Rodrigues. Cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1801-
dc.description.abstractThis research has as theme: peer culture and playful culture: games in the school and had as its guiding axes the following questions: how do cultures occur playful in the joke? How important is the act of playing in the construction of child's knowledge? What contributions does the culture of playing add to integral child development? What does the teacher understand by childhood? THE Has school privileged play? besides the objectives that guided the research were: knowing the children's ways of playing and interacting, identifying the cultures of pairs presented in the games and analyze the contributions that play adds to the integral development of the child. From a qualitative approach it was initially developed a bibliographic research based on the theoretical contributions of authors such as: VYGOTSKY, 2007, ARIÈS, 1983, WINNICOTT, 1982, FORTUNA, 2003, RAMOS, 2002, MATOS, 1993, MOURITIZEN, 1998, NUNES AND PEREIRA, 1996 among others. For a better understanding, a field research was carried out, making use of participant observation instruments and free interview. The discussion of results revolved around the content analysis method, which was organized into two categories being: l data analysis category: the teacher's view of Early Childhood Education, and playful culture: school games and ll data analysis category: peer culture and play at school. The work is technically organized into three chapters that complement each other in the sense of answer the questions that guided the study, it can be concluded that playing helps child in their communication, and thus improve their language, facilitate the growth and lead the child to group relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCriança e aprendizagempt_BR
dc.subjectChild and learningpt_BR
dc.titleCultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escolapt_BR
dc.title.alternativePeer culture and playful culture: games at schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T14:04:58Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema: cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola e teve como eixos norteadores as seguintes questões: como ocorre as culturas lúdicas na brincadeira? Que importância o ato de brincar tem na construção do conhecimento da criança? Quais contribuições a cultura do brincar agrega ao desenvolvimento integral da criança? O que o professor(a) entende por infância? A escola tem privilegiado a brincadeira? além disso os objetivos que nortearam a pesquisa foram: conhecer os modos de brincar e interagir das crianças, identificar as culturas de pares apresentadas nas brincadeiras e analisar as contribuições que o brincar agrega ao desenvolvimento integral da criança. A partir de uma abordagem qualitativa foi desenvolvido inicialmente uma pesquisa bibliográfica baseada nos aportes teóricos de autores como: VYGOTSKY,2007, ARIÈS, 1983, WINNICOTT, 1982, FORTUNA, 2003, RAMOS,2002, MATOS, 1993, MOURITIZEN, 1998, NUNES E PEREIRA, 1996 dentre outros. Para um melhor aprofundamento foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo uso dos instrumentos de observação participante e entrevista livre. A discussão dos resultados girou em torno do método de análise de conteúdo, que foi organizado em duas categorias sendo: l categoria de análise de dados: o olhar do professor(a) de Educação Infantil mediante a infância, e cultura lúdica: brincadeiras na escola e ll categoria de análise de dados: cultura de pares e brincadeiras na escola. O trabalho está tecnicamente organizado em três capítulos que se complementam no sentido de responder as questões que nortearam o estudo, conclui-se que o brincar auxilia a criança em sua comunicação, e assim melhorar sua linguagem, facilitar o crescimento e levar a criança aos relacionamentos grupais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética,1994. ARIÈS, Philippe (1983) História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara. BROUGÈRE, Gilles, A criança e a cultura lúdica. Pioneira: São Paulo,1998. CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. DARIO, Fiorentini investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos/ Dario Fiorentini, Sergio Lorenzato, - 3.ed. ver.- Campinas, SP: Autores associados, 2012. – (Coleção formação de professores) FORTUNA, T. R. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 1519, jul/set. 2003. HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4.ed.Petrópolis: Vozes, 1995. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, Cortez, 2008. MARAN, J. Montessori: uma educação para a vida. São Paulo: Loyola, 1977. MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. MATOS, Olgária 1993. A escola de Frankfurt: Luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna. MATTOSO, Katia de Queirós. O filho da escrava. In DEL PRIORI, Mary (org) História da criança no Brasil. São Paulo, Contexto, 1992. P. 76-97. MOURITSEN, Fleming. Child Culture – Play Culture. Denmark: Departamento f Contemporary Cultural Studies, 1998. DESLANDES, Suely Ferreira, NETO, Otavio Cruz; GOMES, Romeu: MINAYO, Maria Cecilia de Souza- (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade;– Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. RAMOS, T. El Joc. Revista infância: Revista de La Associaciòn de Maestros Rosa Sensat, Barcelona, 127: 6-14, Jul/ago.2002. ROSA, Sanny S. da. Brincar, conhecer e ensinar. Cortez, 1998. Coleção: Questões da nossa época, n. 68. SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, ano 12, n.21, p. 51-70, jul/dez.2003. VYGOTSKTY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez,1995. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1975. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC. 1982.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura de pares e cultura lúdica - brincadeiras na escola.pdf346,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons