DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1755
Título: O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Psychomotor development and learning in the early years of elementary school
Autor(es): Batista, Iane Soares
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Psicomotricidade;Psychomotricity;Estímulo Psicomotor;Psychomotor stimulus;Processo ensino-aprendizagem;Teaching-learning process
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BATISTA, Iane Soares. O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018, 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Ao longo dos estudos realizados no curso de Pedagogia constata-se a importância do desenvolvimento psicomotor para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. Por essa razão optamos por realizar uma pesquisa que teve como objeto de estudo a psicomotricidade e suas contribuições para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do estudo foi: compreender a importância do desenvolvimento psicomotor da criança para o seu processo de aprendizagem. E, por objetivos específicos: 1. Conhecer o desenvolvimento psicomotor e sua importância para o processo ensino-aprendizagem; 2. Identificar, nas observações realizadas na escola, como o desenvolvimento psicomotor vem sendo estimulado e como ele contribui para a aprendizagem; 3. Analisar, à luz da percepção dos professores, a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente o trabalho se configura como uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que teve como sujeitos da pesquisa: quatro professoras, sendo duas do ensino fundamental e duas da educação infantil da rede pública e/ou privada do município de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram: caderno de campo e um questionário, o método de análise dos dados foi a análise de conteúdo, de Bardin. Este trabalho científico está organizado em dois capítulos, que trazem simultaneamente as questões teóricas sobre a temática bem como os dados coletados no contexto da pesquisa de campo. Assim, trouxemos no estudo um exposição sobre a definição de psicomotricidade na visão de autores como Alves (2012), Bastos (2001), Bueno (2013), Fonseca (1988), Gonçalves (2010), Oliveira (2007) e dos professores entrevistados; as etapas do desenvolvimento psicomotor e sua importância para a aprendizagem; a relevância da psicomotricidade dentro da formação dos professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, bem como as dificuldades no processo de aprendizagem das crianças apontadas pelos professores entrevistados, como consequência do atraso psicomotor. Os principais teóricos do estudo foram: Le Bouch (1987), Ajuriaguerra (1980), Harrow (1972), Wallon (1979), Dupré (1909).
Abstract: Throughout the studies conducted in the Pedagogy course, the importance of psychomotor development for the development and learning of children in early childhood education is evident. For this reason we chose to conduct a research that had as its object of study the psychomotricity and its contributions to the learning process in the early years of elementary school. The aim of the study was: to understand the importance of the psychomotor development of children for their learning process. And by specific objectives: 1. Know the psychomotor development and its importance for the teaching-learning process; 2. Identify in school observations how psychomotor development has been stimulated and how it contributes to learning; 3. Analyze, in the light of teachers' perceptions, the importance of psychomotor development for learning in the early years of elementary school. Methodologically the work is configured as a qualitative field research, which had as research subjects: four teachers, two from elementary school and two from kindergarten of public and / or private schools in Manaus. The data collection instruments were: field notebook and a questionnaire, the method of data analysis was content analysis by Bardin. This scientific work is organized in two chapters, which simultaneously bring the theoretical questions on the subject as well as the data collected in the context of field research. Thus, we brought in the study an exposition on the definition of psychomotricity in the view of authors such as Alves (2012), Bastos (2001), Bueno (2013), Fonseca (1988), Gonçalves (2010), Oliveira (2007) and the teachers interviewed. ; the stages of psychomotor development and their importance for learning; the relevance of psychomotricity within the education of teachers working in kindergarten and elementary school, as well as the difficulties in the learning process of children pointed out by the teachers interviewed, as a consequence of psychomotor delay. The main theorists of the study were: Le Bouch (1987), Ajuriaguerra (1980), Harrow (1972), Wallon (1979), Dupré (1909).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1755
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf793,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons