DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Iane Soares-
dc.date.available2019-10-14T19:40:17Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationBATISTA, Iane Soares. O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018, 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1755-
dc.description.abstractThroughout the studies conducted in the Pedagogy course, the importance of psychomotor development for the development and learning of children in early childhood education is evident. For this reason we chose to conduct a research that had as its object of study the psychomotricity and its contributions to the learning process in the early years of elementary school. The aim of the study was: to understand the importance of the psychomotor development of children for their learning process. And by specific objectives: 1. Know the psychomotor development and its importance for the teaching-learning process; 2. Identify in school observations how psychomotor development has been stimulated and how it contributes to learning; 3. Analyze, in the light of teachers' perceptions, the importance of psychomotor development for learning in the early years of elementary school. Methodologically the work is configured as a qualitative field research, which had as research subjects: four teachers, two from elementary school and two from kindergarten of public and / or private schools in Manaus. The data collection instruments were: field notebook and a questionnaire, the method of data analysis was content analysis by Bardin. This scientific work is organized in two chapters, which simultaneously bring the theoretical questions on the subject as well as the data collected in the context of field research. Thus, we brought in the study an exposition on the definition of psychomotricity in the view of authors such as Alves (2012), Bastos (2001), Bueno (2013), Fonseca (1988), Gonçalves (2010), Oliveira (2007) and the teachers interviewed. ; the stages of psychomotor development and their importance for learning; the relevance of psychomotricity within the education of teachers working in kindergarten and elementary school, as well as the difficulties in the learning process of children pointed out by the teachers interviewed, as a consequence of psychomotor delay. The main theorists of the study were: Le Bouch (1987), Ajuriaguerra (1980), Harrow (1972), Wallon (1979), Dupré (1909).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectEstímulo Psicomotorpt_BR
dc.subjectPsychomotor stimuluspt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.titleO Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePsychomotor development and learning in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:40:17Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Ângela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476399247516824pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos estudos realizados no curso de Pedagogia constata-se a importância do desenvolvimento psicomotor para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. Por essa razão optamos por realizar uma pesquisa que teve como objeto de estudo a psicomotricidade e suas contribuições para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do estudo foi: compreender a importância do desenvolvimento psicomotor da criança para o seu processo de aprendizagem. E, por objetivos específicos: 1. Conhecer o desenvolvimento psicomotor e sua importância para o processo ensino-aprendizagem; 2. Identificar, nas observações realizadas na escola, como o desenvolvimento psicomotor vem sendo estimulado e como ele contribui para a aprendizagem; 3. Analisar, à luz da percepção dos professores, a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente o trabalho se configura como uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que teve como sujeitos da pesquisa: quatro professoras, sendo duas do ensino fundamental e duas da educação infantil da rede pública e/ou privada do município de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram: caderno de campo e um questionário, o método de análise dos dados foi a análise de conteúdo, de Bardin. Este trabalho científico está organizado em dois capítulos, que trazem simultaneamente as questões teóricas sobre a temática bem como os dados coletados no contexto da pesquisa de campo. Assim, trouxemos no estudo um exposição sobre a definição de psicomotricidade na visão de autores como Alves (2012), Bastos (2001), Bueno (2013), Fonseca (1988), Gonçalves (2010), Oliveira (2007) e dos professores entrevistados; as etapas do desenvolvimento psicomotor e sua importância para a aprendizagem; a relevância da psicomotricidade dentro da formação dos professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, bem como as dificuldades no processo de aprendizagem das crianças apontadas pelos professores entrevistados, como consequência do atraso psicomotor. Os principais teóricos do estudo foram: Le Bouch (1987), Ajuriaguerra (1980), Harrow (1972), Wallon (1979), Dupré (1909).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro – RJ : Editora Wak, 2012. ASB. Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: <https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/> Acesso em: 12 de Outubro de 2018. BASTOS, Audir Filho. Psicomovimentar / Audir Bastos Filhos, Claudia Maria Fererira de Sá – Campinas, SP : Editora Papirus, 2001. BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998, V. 3. BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática. Da escola à aquática / Jocian Machado Bueno – São Paulo, SP : Editora Cortez, 2013. CMEI, Herman Gmeiner. Apresentação ESCOLA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Transformando o Espaço escolar em território educador) – Manaus, AM, CMEI, 2016. DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). – Petrópolis, RJ : Vozes, 1994. FERRONATTO, Sônia Regina Brizolla. Psicomotricidade e Formação de Professores: uma proposta de atuação. Dissertação de Mestrado : PUC-Campinas, 2006. FONSECA, 1988. IN: OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico / Gislene de Campos Oliveira, 12 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. GONÇALVES, Fátima. Psicomotricidade e Educação física: quem quer brincar põe o dedo aqui. São Paulo, SP : Editora Cultural, RBL, 2010. LE BOULCH, J. Educação psicomotora: psicogenética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a Psicocinética na idade escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 1983. LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Psicomotricidade: História, Desenvolvimento, Conceitos, Definições e Intervenção Profissional. Artigo in. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 126 - Noviembre de 2008 OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico / Gislene de Campos Oliveira, 12 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. SANTA CLARA, Cristiane Aparecida Woytichoski; FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação psicomotora na formação e prática pedagógica dos professores da educação infantil: uma discussão necessária. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, UEPG. 2011 WACHOWICZ, Lílian Anna. - “A DIALÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO”. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf793,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons