DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1423
Titel: O ensino de matemática em escola ribeirinha - Dificuldades e possibilidades em áreas de vázea
Sonstige Titel: The teaching of mathematics in riverside school - Difficulties and possibilities in areas of water
Autor(en): Brandão, Naione de Souza
Stichwörter: Ensino de Matemática;Escola Ribeirinha;Formação de Professor
Erscheinungsdatum: 11-Feb-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: The present work sought to bring the reality of mathematics teaching in riverside school, in which the classes almost always have few students. The research is of the qualitative type, with the contribution of the narrative research, developed with the objective of understanding how the teaching of mathematics occurs, in elementary school, in a riverside school of várzea. In order to reach this goal, classroom observation and narrative interviews were used, in which teachers report their experience. The research was developed at the Gláucio Bentes Gonçalves School, in the São José community located in the municipality of Parintins, in the state of Amazonas, and had the collaboration of two subjects who are the teachers. Subsequently he performed the discursive textual analysis to make the interpretation of the data / information constructed. The results allow us to say that the difficulties present in the context of a riverside school can become possibilities of contextualization for the teaching of mathematics.
Beschreibung: O presente trabalho buscou trazer a realidade do ensino de matemática em escola ribeirinha, em que quase sempre as turmas possuem poucos alunos. A pesquisa é do tipo qualitativa, com contribuição da pesquisa narrativa, desenvolvida com o objetivo de compreender como ocorre o ensino de matemática, no ensino fundamental, em uma escola ribeirinha de várzea. Para o alcance desse objetivo foi usada a observação das aulas e entrevistas narrativas, em que os professores relatam sua experiência. A pesquisa se desenvolveu na Escola Gláucio Bentes Gonçalves, na comunidade São José localizado no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas, e contou com a colaboração de dois sujeitos que é os professores. Posteriormente realizou a análise textual discursiva para fazer a interpretação dos dados/ informações construídas. Os resultados obtidos nos permitem falar que as dificuldades presentes no contexto de uma escola ribeirinha podem se tornar possibilidades de contextualização para o ensino de matemática.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1423
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O ensino de matemática em escola ribeirinha - Dificuldades e possibilidades em áreas de vázea.pdf678,06 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons