DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Naione de Souza-
dc.date.available2019-02-12T13:18:26Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1423-
dc.descriptionO presente trabalho buscou trazer a realidade do ensino de matemática em escola ribeirinha, em que quase sempre as turmas possuem poucos alunos. A pesquisa é do tipo qualitativa, com contribuição da pesquisa narrativa, desenvolvida com o objetivo de compreender como ocorre o ensino de matemática, no ensino fundamental, em uma escola ribeirinha de várzea. Para o alcance desse objetivo foi usada a observação das aulas e entrevistas narrativas, em que os professores relatam sua experiência. A pesquisa se desenvolveu na Escola Gláucio Bentes Gonçalves, na comunidade São José localizado no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas, e contou com a colaboração de dois sujeitos que é os professores. Posteriormente realizou a análise textual discursiva para fazer a interpretação dos dados/ informações construídas. Os resultados obtidos nos permitem falar que as dificuldades presentes no contexto de uma escola ribeirinha podem se tornar possibilidades de contextualização para o ensino de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe present work sought to bring the reality of mathematics teaching in riverside school, in which the classes almost always have few students. The research is of the qualitative type, with the contribution of the narrative research, developed with the objective of understanding how the teaching of mathematics occurs, in elementary school, in a riverside school of várzea. In order to reach this goal, classroom observation and narrative interviews were used, in which teachers report their experience. The research was developed at the Gláucio Bentes Gonçalves School, in the São José community located in the municipality of Parintins, in the state of Amazonas, and had the collaboration of two subjects who are the teachers. Subsequently he performed the discursive textual analysis to make the interpretation of the data / information constructed. The results allow us to say that the difficulties present in the context of a riverside school can become possibilities of contextualization for the teaching of mathematics.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEscola Ribeirinhapt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.titleO ensino de matemática em escola ribeirinha - Dificuldades e possibilidades em áreas de vázeapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics in riverside school - Difficulties and possibilities in areas of waterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T13:18:26Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de matemática em escola ribeirinha - Dificuldades e possibilidades em áreas de vázea.pdf678,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons