DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1400
Título: O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The Teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school.
Autor(es): Peres, Carlos Augusto Vieira
Palavras-chave: Relações Trigonométricas;Engenharia Didática;Teodolito
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
Abstract: This work focuses on the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The aim of this work is to contribute to the improvement of the teaching and learning of trigonometric relations in the triangle of the rectangle using home theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The specific objectives are: to identify the stages of the teaching and learning process of Mathematics using Didactic Engineering; present the phases of didactic engineering; to relate the use of the homemade theodolite with the teaching of the trigonometric relations in the triangle rectangle. The methodological option used in this work was the qualitative research and the chosen modality was the case study. After studying the methodology of didactic engineering, construction and application of home theodolite and also the analysis of applied questionnaires, positive results were obtained in the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle in the 9th year of elementary school, since it facilitated student learning.
Descrição: Este trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1400
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons