DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeres, Carlos Augusto Vieira-
dc.date.available2019-02-06T16:58:59Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.citationPERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1400-
dc.descriptionEste trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The aim of this work is to contribute to the improvement of the teaching and learning of trigonometric relations in the triangle of the rectangle using home theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The specific objectives are: to identify the stages of the teaching and learning process of Mathematics using Didactic Engineering; present the phases of didactic engineering; to relate the use of the homemade theodolite with the teaching of the trigonometric relations in the triangle rectangle. The methodological option used in this work was the qualitative research and the chosen modality was the case study. After studying the methodology of didactic engineering, construction and application of home theodolite and also the analysis of applied questionnaires, positive results were obtained in the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle in the 9th year of elementary school, since it facilitated student learning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Trigonométricaspt_BR
dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
dc.subjectTeodolitopt_BR
dc.titleO Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe Teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-06T16:58:59Z-
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons