DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1366
Título: O ensino e aprendizagem do violino: uma abordagem sobre a utilização de métodos ativos como processo didático pedagógico
Título(s) alternativo(s): The teaching and learning of the violin: an approach on the use of active methods as pedagogical didactic process
Autor(es): Cartaxo, Natanael Souza
Palavras-chave: Educação Musical;Métodos Ativos;Shinichi Suzuki;Trendafil Milanov
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work arose from the interest I had in regard to music education, due to the fact of acting as a music teacher in music teaching places. In this context, the concept of active methods of musical education was an issue that aroused interest in the violin teaching. Thus, this research had as objective to analyze principles and pedagogical proposals of the methods and active approaches for the teaching of violin developed by Shinichi Suzuki and Trendafil Milanov. The Suzuki method was analyzed from the research done by Ilari (2012), and the Milanov method from Bujes (2013). Bibliographic research was used as a methodological procedure in order to identify the active violin methods mentioned in the musical education literature. Thus, it is expected that this work will encourage other academics who seek to work in the field of musical pedagogy, to deepen in the study of the active methods of violin teaching presented.
Descrição: Este trabalho surgiu a partir do interesse que tive a respeito da educação musical, pelo fato de atuar como professor de música em diversos locais de ensino. Nesse contexto, o conceito de métodos ativos de ensino musical, foi um tema que despertou interesse a respeito do ensino de violino. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar princípios e propostas pedagógicas dos métodos e abordagens ativas para o ensino de violino desenvolvidas por Shinichi Suzuki e Trendafil Milanov. O método Suzuki foi analisado a partir das pesquisas realizadas por Ilari (2012), e o método Milanov a partir de Bujes (2013). A pesquisa bibliográfica foi utilizada como procedimento metodológico, a fim de identificar os métodos ativos de violino, mencionados na literatura da educação musical. Assim, espero que este trabalho incentive outros acadêmicos que almejam atuar no campo da pedagogia musical, a se aprofundarem no estudo dos métodos ativos de ensino de violino apresentados.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1366
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino e aprendizagem do violino uma abordagem sobre a utilização de métodos ativos como processo didático pedagógico.pdfArquivo principal.806,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons