Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1065
Título: | Uma proposta de orientação financeira para as escolas de Ensino Médio do Centro de Manaus inicializada pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas |
Título(s) alternativo(s): | A proposal of financial orientation for the middle schools of the Center of Manaus initiated by the Course of Accounting Sciences of the University of the State of Amazonas |
Autor(es): | Lima, Maria Luana Bezerra |
Palavras-chave: | Educação financeira;Financial education;Orçamento familiar;Family budget;Finanças pessoais;Personal finances |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | Financial education and the family budget are issues of great relevance today, and in the midst of social crises involving economic problems, they can help control personal finances, overcome difficulties, and balance the budget with personal well-being. This study aimed to carry out a study about the importance of obtaining financial knowledge, in order to present a project proposal that aims to disseminate the subject to the high schools of the Center of Manaus and surroundings, through extracurricular activities developed by the students of the course of Accounting Sciences of the State University of Amazonas. For this, a descriptive research was carried out, with a quantitative approach and as procedures, the bibliographical and the survey. For data collection, field surveys and questionnaires were applied to these two audiences in order to understand their perspective on the subject. With the results obtained, it was concluded that factors such as income, budget, savings and investments and the lack of financial education in the basic education of education are directly linked to indebtedness and economic problems. |
Descrição: | Educação financeira e orçamento familiar são temas de suma relevância para a atualidade, e em meio a crises sociais que envolvem problemas econômicos, podem auxiliar no controle das finanças pessoais, superar fases de dificuldade e equilibrar o orçamento ao bem-estar pessoal. Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre a importância da obtenção de conhecimentos financeiros, para ao final apresentar uma proposta de projeto que visa à disseminação da temática às escolas de ensino médio do Centro de Manaus e proximidades, através de atividades extracurriculares desenvolvidas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e como procedimentos, o bibliográfico e o de levantamento. Para a coleta de dados, realizaram-se pesquisas de campo e aplicação de questionários a esses dois públicos a fim de entender perspectiva dos mesmos sobre o assunto. Com os resultados obtidos, concluiu-se que fatores como renda, orçamento, poupança e investimentos e a ausência de educação financeira no ensino básico de educação estão diretamente ligados ao endividamento e problemas econômicos. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1065 |
Aparece nas coleções: | ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO FINANCEIRA PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE MANAUS INICIALIZADA PELO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.pdf | 479,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons