DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Luana Bezerra-
dc.date.available2018-09-12T14:23:11Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1065-
dc.descriptionEducação financeira e orçamento familiar são temas de suma relevância para a atualidade, e em meio a crises sociais que envolvem problemas econômicos, podem auxiliar no controle das finanças pessoais, superar fases de dificuldade e equilibrar o orçamento ao bem-estar pessoal. Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre a importância da obtenção de conhecimentos financeiros, para ao final apresentar uma proposta de projeto que visa à disseminação da temática às escolas de ensino médio do Centro de Manaus e proximidades, através de atividades extracurriculares desenvolvidas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e como procedimentos, o bibliográfico e o de levantamento. Para a coleta de dados, realizaram-se pesquisas de campo e aplicação de questionários a esses dois públicos a fim de entender perspectiva dos mesmos sobre o assunto. Com os resultados obtidos, concluiu-se que fatores como renda, orçamento, poupança e investimentos e a ausência de educação financeira no ensino básico de educação estão diretamente ligados ao endividamento e problemas econômicos.pt_BR
dc.description.abstractFinancial education and the family budget are issues of great relevance today, and in the midst of social crises involving economic problems, they can help control personal finances, overcome difficulties, and balance the budget with personal well-being. This study aimed to carry out a study about the importance of obtaining financial knowledge, in order to present a project proposal that aims to disseminate the subject to the high schools of the Center of Manaus and surroundings, through extracurricular activities developed by the students of the course of Accounting Sciences of the State University of Amazonas. For this, a descriptive research was carried out, with a quantitative approach and as procedures, the bibliographical and the survey. For data collection, field surveys and questionnaires were applied to these two audiences in order to understand their perspective on the subject. With the results obtained, it was concluded that factors such as income, budget, savings and investments and the lack of financial education in the basic education of education are directly linked to indebtedness and economic problems.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectOrçamento familiarpt_BR
dc.subjectFamily budgetpt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal financespt_BR
dc.titleUma proposta de orientação financeira para as escolas de Ensino Médio do Centro de Manaus inicializada pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeA proposal of financial orientation for the middle schools of the Center of Manaus initiated by the Course of Accounting Sciences of the University of the State of Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T14:23:11Z-
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons