DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4998
Title: Rodas, experiências docentes e educação infantil
Other Titles: Wheels, teaching experiences and early childhood education
Authors: Costa, Jéssica Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Aikawa, Monica Silva
Keywords: Roda de leitura;Educação infantil;Formação de professores;Reading circle;Early childhood education;Teacher training
Issue Date: 7-Jul-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: COSTA, Jéssica Paula. Rodas, experiências docentes e educação infantil. 2022. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as rodas de leitura e suas nuances, tais como: sua simbologia, processos formativos, letramento, criança de educação infantil, e formação docente. Aqui trago vivências de minha formação inicial de professora. Assim, este estudo teve como objetivo refletir sobre minha experiência de professora (pedagoga) em formação com as rodas de leitura na educação infantil. Os objetivos específicos foram: vivenciar as rodas de leitura com as crianças da educação infantil e registrar essas as vivências com as rodas de leitura suscitando os elementos formativos. Essa pesquisa se configura em qualitativa em educação, fundada em processo de ação-reflexão acerca de minhas práticas com as rodas de leitura na educação infantil, vividas paralelamente ao período que compreendeu meu processo de formação inicial no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Entre os resultados, temos que rodas, docência e educação infantil seguem na construção de uma lógica diferente do ensinar, horizontalizando as relações e dando espaço para uma forma alternativa de viver sua ampliação de saberes sobre a cultura, em especial, com a leitura. Palavras-chave: Roda de leitura, Educação Infantil, Formação de professores.
Abstract: This paper presents a study of reading circles and their nuances, such as its symbology, formative processes, literacy, children in early childhood education, and teacher training. Here I bring experiences from my initial teacher training. Thus, the aim of this study was to reflect on my experience as a teacher (pedagogue) in training with reading circles in early childhood education. The specific were: to experience reading circles with children in early childhood education and to record these experiences with reading circles, highlighting the formative elements. elements. This research is qualitative in education, based on an a process of action-reflection on my practices with reading circles in early childhood education. education, which took place in parallel with the period of my initial my initial training on the Pedagogy degree course. Among the results, that reading circles, teaching and early childhood education continue to build a logic different way of teaching, horizontalizing relationships and making room for an alternative way of alternative way of living, expanding their knowledge of culture, especially reading. reading. Keywords: Reading circle, Early childhood education, Teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4998
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodas, experiências docentes e educação infantil.pdf667,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.