DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Paula-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-21T14:57:36Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Jéssica Paula. Rodas, experiências docentes e educação infantil. 2022. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4998-
dc.description.abstractThis paper presents a study of reading circles and their nuances, such as its symbology, formative processes, literacy, children in early childhood education, and teacher training. Here I bring experiences from my initial teacher training. Thus, the aim of this study was to reflect on my experience as a teacher (pedagogue) in training with reading circles in early childhood education. The specific were: to experience reading circles with children in early childhood education and to record these experiences with reading circles, highlighting the formative elements. elements. This research is qualitative in education, based on an a process of action-reflection on my practices with reading circles in early childhood education. education, which took place in parallel with the period of my initial my initial training on the Pedagogy degree course. Among the results, that reading circles, teaching and early childhood education continue to build a logic different way of teaching, horizontalizing relationships and making room for an alternative way of alternative way of living, expanding their knowledge of culture, especially reading. reading. Keywords: Reading circle, Early childhood education, Teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoda de leiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectReading circlept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleRodas, experiências docentes e educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeWheels, teaching experiences and early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T14:57:36Z-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Wenderson Cruz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942620766352256pt_BR
dc.contributor.advisor1Aikawa, Monica Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria do Livramento Galvão da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8761303538054591pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre as rodas de leitura e suas nuances, tais como: sua simbologia, processos formativos, letramento, criança de educação infantil, e formação docente. Aqui trago vivências de minha formação inicial de professora. Assim, este estudo teve como objetivo refletir sobre minha experiência de professora (pedagoga) em formação com as rodas de leitura na educação infantil. Os objetivos específicos foram: vivenciar as rodas de leitura com as crianças da educação infantil e registrar essas as vivências com as rodas de leitura suscitando os elementos formativos. Essa pesquisa se configura em qualitativa em educação, fundada em processo de ação-reflexão acerca de minhas práticas com as rodas de leitura na educação infantil, vividas paralelamente ao período que compreendeu meu processo de formação inicial no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Entre os resultados, temos que rodas, docência e educação infantil seguem na construção de uma lógica diferente do ensinar, horizontalizando as relações e dando espaço para uma forma alternativa de viver sua ampliação de saberes sobre a cultura, em especial, com a leitura. Palavras-chave: Roda de leitura, Educação Infantil, Formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAIKAWA, Monica Silva. Educação em ciências nas práticas pedagógicas de educação infantil. Dissertação (Mestrado de Educação em Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, p. 134, 2014. ALARCÃO. I. (org.). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. ano 1990, Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm#art 266 . Acesso em: 10 de maio. 2022. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 10 jun. 2022. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. – Brasília: MEC, SEB, 2010 CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou os saberes dos professores. UFC – Universidade Federal do Ceará, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. KLEIMAN, Angela B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? São Paulo: Unicamp, 2005. LOURENÇO, Fabiana Mattoso. A roda que nos move: circularidade, integralidade e diálogo na Educação. Orientadora: Maria Alexandra Militão Rodrigues. 2019.107 f.TCC (Graduação).Curso de Pedagogia,Faculdade de Educação. Universidade de Brasília. Brasília ,2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/22681/1/2019_FabianaMattosoLourenco_tcc.pdf. Acesso em: 25 fev 2022 OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2009. PRIORE, Mary Del. História das Crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2013. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Creche e Escola Planeta Bebê, Manaus, 2021. SCARPA, Regina. “Alfabetizar na educação infantil. Pode? ”. Nova Escola, 1 fev.2006. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/126/alfabetizar-na-educaçaoinfantil-pode>. Acesso em: 2 de nov. 2020. 36 SEBASTIANI, Márcia Teixeira. A ideia de infância e sua escola. In.: SEBASTIANI, Márcia Teixeira. Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Curitiba: IESDE BRASIL S.A., 2008. SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 78-94, jan/abr. 2003. SILVA, Adriana da. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. Biblioteca da UNESP: Rio Claro/ SP, 2012 SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodas, experiências docentes e educação infantil.pdf667,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.