Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4835
Title: | Kamishibai como metodologia de ensino de Teatro |
Authors: | Vasconcelos, Hanna Rita de Moura |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pozzetti, Gislaine Regina |
Keywords: | Kamishibai;teatro de papel;paper theater;contação de história;storytelling;ensino/aprendizagem;teaching/learning |
Issue Date: | 30-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citation: | VASCONCELOS, Hanna Rita de Moura. Kamishibai como metodologia de ensino de Teatro . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem por objetivo o relato acerca do Kamishibai como metodologia para o ensino de Teatro no decorrer do Estágio Supervisionado em Teatro, realizado na cidade de Manaus, juntamente aos alunos da Educação Básica. Esse exercício configurou-se como uma oportunidade de conhecimento da linguagem teatral. Para o processo de estágio, foi utilizada a pesquisa-ação, na intenção de transformar o espaço em que atuo, contribuindo com os indivíduos. Todo esse processo aconteceu entre 14 de outubro de 2021 e 11 de outubro de 2022, envolvendo quatro escolas, as quais eram de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino não Formal. O procedimento no decorrer do estágio foi apresentar a origem/história e conceito do Kamishibai e, ao mesmo tempo, proporcionar a experienciação entre os alunos, ocorrendo descobertas inesperadas revelando a cada prática o entendimento de que seria uma metodologia viável para estabelecer um ponto de comunicação e interesse comum. Assim, foram avistadas novas possibilidades no uso do Kamishibai como metodologia e ao que pode proporcionar ao ensino/aprendizagem, despertando o interesse dos alunos em se integrar às atividades propostas, fazendo-se protagonistas, partilhando a cultura da sua infância e seus saberes. |
Abstract: | This article aims to reflect and discuss the experience of Kamishibai as a methodological resource for teaching Theater during the Supervised Internship in Theater, held in the city of Manaus, together with Basic Education students, this exercise was configured as an opportunity knowledge of theatrical language. For the internship process, a case study is used, with the intention of transforming the space in which I work, contributing with individuals. This whole process took place from October 14, 2021 to October 11, 2022, involving four schools, respectively Elementary School I, Elementary School II, High School and Non-Formal Education. The procedure during the internship was to present the origin/history and concept of Kamishibai and at the same time provide the experience among the students, with unexpected discoveries occurring, revealing to each practice the understanding that it would be a viable methodology to establish a point of communication and interest common. Thus, we see new possibilities in the use of Kamishibai as a methodology and what it can provide for teaching/learning, arousing students' interest in participating in the proposed activities, becoming protagonists, sharing the culture of their childhood and their knowledge. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4835 |
Appears in Collections: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KAMISHIBAI COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE TEATRO..pdf | Arquivo principal | 1,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.