DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Hanna Rita de Moura-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T12:42:07Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Hanna Rita de Moura. Kamishibai como metodologia de ensino de Teatro . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4835-
dc.description.abstractThis article aims to reflect and discuss the experience of Kamishibai as a methodological resource for teaching Theater during the Supervised Internship in Theater, held in the city of Manaus, together with Basic Education students, this exercise was configured as an opportunity knowledge of theatrical language. For the internship process, a case study is used, with the intention of transforming the space in which I work, contributing with individuals. This whole process took place from October 14, 2021 to October 11, 2022, involving four schools, respectively Elementary School I, Elementary School II, High School and Non-Formal Education. The procedure during the internship was to present the origin/history and concept of Kamishibai and at the same time provide the experience among the students, with unexpected discoveries occurring, revealing to each practice the understanding that it would be a viable methodology to establish a point of communication and interest common. Thus, we see new possibilities in the use of Kamishibai as a methodology and what it can provide for teaching/learning, arousing students' interest in participating in the proposed activities, becoming protagonists, sharing the culture of their childhood and their knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKamishibaipt_BR
dc.subjectteatro de papelpt_BR
dc.subjectpaper theaterpt_BR
dc.subjectcontação de históriapt_BR
dc.subjectstorytellingpt_BR
dc.subjectensino/aprendizagempt_BR
dc.subjectteaching/learningpt_BR
dc.titleKamishibai como metodologia de ensino de Teatropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:42:07Z-
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee3Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897176542462072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7795952475765291pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo o relato acerca do Kamishibai como metodologia para o ensino de Teatro no decorrer do Estágio Supervisionado em Teatro, realizado na cidade de Manaus, juntamente aos alunos da Educação Básica. Esse exercício configurou-se como uma oportunidade de conhecimento da linguagem teatral. Para o processo de estágio, foi utilizada a pesquisa-ação, na intenção de transformar o espaço em que atuo, contribuindo com os indivíduos. Todo esse processo aconteceu entre 14 de outubro de 2021 e 11 de outubro de 2022, envolvendo quatro escolas, as quais eram de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino não Formal. O procedimento no decorrer do estágio foi apresentar a origem/história e conceito do Kamishibai e, ao mesmo tempo, proporcionar a experienciação entre os alunos, ocorrendo descobertas inesperadas revelando a cada prática o entendimento de que seria uma metodologia viável para estabelecer um ponto de comunicação e interesse comum. Assim, foram avistadas novas possibilidades no uso do Kamishibai como metodologia e ao que pode proporcionar ao ensino/aprendizagem, despertando o interesse dos alunos em se integrar às atividades propostas, fazendo-se protagonistas, partilhando a cultura da sua infância e seus saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALTEMAR, Larissa Maria Santos. A linguagem teatral e a cultura da infância. Teatro: criação e construção de conhecimento. Palmas/TO, v.4, n.5. p. 59-66, Jan/jun. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/2376/pdf AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. 3. Edição. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. BINGUSHI, Kumiko. Kamishibai Kenkyu no Genjo to Kadai. Journal of Child Study, Hiroshima, v.21, p.185-202, 2015. Disponível em: https://www.js-cs.jp/wp-content/uploads/pdf/journal/21/cs2015_14.pdf BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. DULALA, A Associação D’une langue à l’autre - Kamishibai plurilíngue: Da criação à execução - projeto Erasmus Plus Kamila. 2020. KAMISHIBAI, a arte japonesa de contar histórias. Japan Foundation, São Paulo, 25 de maio de 2020. Disponível em: https://fjsp.org.br/agenda/Kamishibai-fundacaojapao/. Acesso em: 13 jul. 2021. KAMISHIBAI: Conheça o teatro de papel japonês e aprenda a fazer o seu. Japan House, São Paulo, 11 de maio de 2020. Disponível em: https://www.japanhousesp.com.br/artigo/Kamishibai-conheca-o-teatro-de-papel/. Acesso em: 07 jul. 2021. KAMISHIBAI Defined - A Core Topic of Modern Japan. Fanning the Flames: Propaganda in Modern Japan (Hoover Institution Library & Archives), Stanford – CA, 2021. Disponível em: https://fanningtheflames.hoover.org/shorthand-story/7. Acesso em: 08 mar. 2023. LEOPOLDO, de Mattos. Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor. YouTube, 15 de junho de 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qjyNv42g2XU. Acesso em: 29 mar. 2023. NOMISO, Cecília Massako. Possibilidades da cultura japonesa na prática pedagógica: um caso a ser estudado. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru, p. 1-159, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/217531 SATO, Amy. A Linguagem do Kamishibai e os seus Processos de Criação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo, p. 1-59, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/235908 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Editora Cultura Acadêmica - Revista Poíesis, V.3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMISHIBAI COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE TEATRO..pdfArquivo principal1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.