DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4765
Titel: Escola: quando o ensino da dança propõe reflexões acerca da violência simbólica
Sonstige Titel: School: when teaching dance proposes reflections on symbolic violence
Autor(en): Silva, Tayane Kerollen Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Érika da Silva
Stichwörter: Educação;Dança;Autonomia;Criticidade;Violência simbólica
Erscheinungsdatum: 27-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SILVA, Tayane Kerollen Alves da. Escola: quando o ensino da dança propõe reflexões acerca da violência simbólica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta questões acerca do Ensino da Dança no âmbito escolar com intuito reflexivo acerca de tema social, o trabalho intitulado “Escola: Quando o Ensino da Dança propõe reflexões acerca da Violência Simbólica” é resultado da pesquisa de estudo de campo exploratória e qualitativa. O objetivo central do trabalho é abordar a relação “dança-educação x violência simbólica” enquanto potencialidade aplicada ao ensino fundamental II. Os envolvidos na pesquisa foram alunos do 9º com idade entre 14 e 15 anos de uma escola estadual Manaus -AM. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e também pela observação da dinâmica grupal. A interpretação do material deu-se pela análise de conteúdo. Os principais resultados nos mostram que o tema proposto é pertinente, podendo no futuro ter um aprofundamento maior quanto ao corpo que se move, observa e experimenta. O adolescente tem a possibilidade de ler criticamente a sociedade em um processo de identificação, através da linguagem da dança, se aprofundar e potencializar reflexões sobre questões complexas.
Zusammenfassung: This study presents questions about the teaching of dance at school with the purpose of reflecting on a social issue. The paper entitled "Escola: Quando o Ensino da Dança propõe reflexões acerca da Violência Simbólica" is the result of exploratory, qualitative field study research. The central objective of the work is to approach the relation "dance-education x symbolic violence" as a potentiality applied to elementary school II, dialoguing with content by Marcia Strazzacappa, Isabel Marques and Pierre Bourdieu. Those involved in the research were students of the 9th grade of Carvalho Leal State School, Manaus-AM, with ages between 14 and 15 years old. The instrument of data collection was weekly meetings with classes and informal interviews conducted with the class, the interpretation of the material was given by content analysis. The main results show us that the proposed theme is pertinent, and that in the future it may have a deeper understanding of the body that moves, observes, and experiments. The adolescent has the possibility to critically read society in a process of identification, through the language of dance, to deepen and potentiate reflections on complex issues.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4765
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
ESCOLA - QUANDO O ENSINO DA DANÇA PROPOE REFLEXOES ACERCA DA VIOLENCIA SIMBOLICA.pdfArquivo Principal569,21 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.