DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Tayane Kerollen Alves da-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-07-17T14:49:35Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Tayane Kerollen Alves da. Escola: quando o ensino da dança propõe reflexões acerca da violência simbólica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4765-
dc.description.abstractThis study presents questions about the teaching of dance at school with the purpose of reflecting on a social issue. The paper entitled "Escola: Quando o Ensino da Dança propõe reflexões acerca da Violência Simbólica" is the result of exploratory, qualitative field study research. The central objective of the work is to approach the relation "dance-education x symbolic violence" as a potentiality applied to elementary school II, dialoguing with content by Marcia Strazzacappa, Isabel Marques and Pierre Bourdieu. Those involved in the research were students of the 9th grade of Carvalho Leal State School, Manaus-AM, with ages between 14 and 15 years old. The instrument of data collection was weekly meetings with classes and informal interviews conducted with the class, the interpretation of the material was given by content analysis. The main results show us that the proposed theme is pertinent, and that in the future it may have a deeper understanding of the body that moves, observes, and experiments. The adolescent has the possibility to critically read society in a process of identification, through the language of dance, to deepen and potentiate reflections on complex issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.titleEscola: quando o ensino da dança propõe reflexões acerca da violência simbólicapt_BR
dc.title.alternativeSchool: when teaching dance proposes reflections on symbolic violencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:49:35Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Negrão, Felipe da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8567946572619249pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta questões acerca do Ensino da Dança no âmbito escolar com intuito reflexivo acerca de tema social, o trabalho intitulado “Escola: Quando o Ensino da Dança propõe reflexões acerca da Violência Simbólica” é resultado da pesquisa de estudo de campo exploratória e qualitativa. O objetivo central do trabalho é abordar a relação “dança-educação x violência simbólica” enquanto potencialidade aplicada ao ensino fundamental II. Os envolvidos na pesquisa foram alunos do 9º com idade entre 14 e 15 anos de uma escola estadual Manaus -AM. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e também pela observação da dinâmica grupal. A interpretação do material deu-se pela análise de conteúdo. Os principais resultados nos mostram que o tema proposto é pertinente, podendo no futuro ter um aprofundamento maior quanto ao corpo que se move, observa e experimenta. O adolescente tem a possibilidade de ler criticamente a sociedade em um processo de identificação, através da linguagem da dança, se aprofundar e potencializar reflexões sobre questões complexas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Christiane. A dança na disciplina de Arte: Transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande, MS. Life Editora. 2021. APARECIDA, Maria. Sentir, Criar, Dançar: o autoconhecimento como fundamento para a dança- educação. Salvador. P 22. 2007. AMÂNCIO, Weslei Trevisan. Surgimento, desenvolvimento e problematização da sociologia. Composição, Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/5595. 08 mar. 2020. BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais (org.) 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010. Barbosa, M. R., Matos, P. M., & Costa, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade. Porto – Portugal, 2011. BICALHO, Renata; PAULA, Ana. Violência Simbólica: uma Leitura a partir da Teoria Crítica Frankfurtiana. Curitiba – PB. En GPR. 2009. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. TEMAS CONTEMPORANEOS TRNAVERSAIS NA BNCC, Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. 2019 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 58 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1998. BRANCO, Maria. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Unisa Digital. 2006 BRANCO, Paulo. DIÁLOGO ENTRE ANÁLISE DE CONTEÚDO E MÉTODO FENOMENOLÓGICO EMPÍRICO: PERCURSOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS. Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies. 2014. BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BOURDIEU, Pierre, A dominação masculina. - 11° ed. -. tradução Maria Helena Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2012. CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. CAREGNATO, Rita; MUTTI, Regina. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2011. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica- Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009 GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo. Atlas. 2002 59 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social -6. ed São Paulo. Atlas. 2008. JUBÉ, Milene; CAVALCANTE, Claudia; CASTRO, Claudia. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA PARA PIERRE BOURDIEU: A RELAÇÃO COM ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Mineiros-GO. 2017 LAVILLE, Christian. DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ. 1999. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. LIMA,L.P.; NASCIMENTO, R.G.; FARIAS, W.S. INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NOS HÁBITOS CULTURAIS: APRENDIZADEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, 2011. MAGALHÃES, Solange. A Epistemologia da Práxis como base do ensino criativo, colaborativo e inovador. Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiás – GO.V.4. n.1.2019. MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1. ed. São Paulo. Digitexto, 2010. MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Dança frente e verso. São Paulo: SJT, 2013. PAPALIA, Diane. OLDS, Sally. FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. 8ª edição. São Paulo. ARTMED® EDITORA S.A. 2006. PENNA, Maura (Coord.); PEREGRINO, Yara Rosas; CARVALHO, Lívia Marques; FONSÊCA, Fábio do Nascimento. É este o ensino de arte que queremos? uma 60 análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. João Pessoa: Universitária/CCHLA/PPGE, 2001. PINELLI; Tania. LARA; Larissa. TRÁ-LÁ-LÁ... QUE DANÇA É ESSA? FUNK NA ESCOLA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A LINGUAGEM CORPORAL. 2007 PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNS à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013 RAMOS, Érika da Silva. Eu vejo, tu vês, ele vê: o corpo na percepção de pessoas com deficiência física. Color. Manaus. 2021 SOARES, Artemis; PAIXÃO, Shigeaki; BACELAR, Ghislaine. Corpo, sociedade e extensões. São Paulo. Alexa Cultural. Manaus EDUA, 2020. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação somática e artes cênicas: Princípios e aplicações. Campinas, SP. Papirus. 2012 STRAZZACAPPA, Marcia. A Educação e a fábrica dos corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes. 2001 STRAZZACAPA, Maria. Dança na educação discutindo questões básicas e polêmicas. Campinas – SP. 2003. TOMAZZONI, Air. WOSNIAK, Crist. MARINHO Nirv. Algumas perguntas sobre dança e educação. 1ª edição. – Joinville: Nova Letra, 2010pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA - QUANDO O ENSINO DA DANÇA PROPOE REFLEXOES ACERCA DA VIOLENCIA SIMBOLICA.pdfArquivo Principal569,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.