DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4614
Title: Jogo educacional cabanagem como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem na disciplina de História no ensino médio
Other Titles: Cabalagem educational game as a pedagogical resource for teaching and learning in the discipline of History in high school
Authors: Pereira, Glauber Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor1: Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Keywords: Cabanagem;Ensino de História;Software Educacional;Jogos Educacionais
Issue Date: 12-Dec-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: PEREIRA, Glauber Fonseca. Jogo educacional cabanagem como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem na disciplina de História no ensino médio. 2018. 30f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2018.
metadata.dc.description.resumo: Nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, estão sendo implementados tecnologias educacionais para todas as áreas de conhecimento, dentre elas o ensino de história, onde os professores podem contar com programas educacionais gratuitos, de uso off-line, de boa qualidade e ao mesmo tempo adequados ao seu cotidiano educacional. Desta forma, nossa pesquisa estudou um jogo eletrônico, com uso de computadores, como recurso pedagógico para a disciplina de história. Com o objetivo geral de analisar como este software educacional chamado Cabanagem pode ser usado pelo professor no ensino e aprendizagem dos alunos do 2º (segundo) ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Parintins, propiciando um processo educacional mais efetivo e significativo. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa considerando como fenômeno do estudo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos juntamente com a professora em exercício na presente turma. A pesquisa foi do tipo exploratória com caráter descritivo com o objetivo de detalhar as experiências obtidas pelos sujeitos da pesquisa no uso deste recurso educacional das tecnologias digitais, com base nas concepções obtidas pelos alunos e professora por meio das entrevistas não-estruturadas, que foram aplicados individualmente. A presente pesquisa comprovou que o jogo possui características interativas e dinâmicas, e teve uma representação significativa para os sujeitos da pesquisa por se tratar de um recurso tecnológico que traz no seu enredo informações de um marco histórico regional que envolveu o estado do Amazonas.
Abstract: In primary and secondary schools, educational technologies are being implemented for all areas of knowledge, including the teaching of history, where teachers can count on free educational programs, for offline use, of good quality and at the same time suited to your educational day-to-day. In this way, our research studied an electronic game, using computers, as a pedagogical resource for the discipline of history. With the general objective of analyzing how this educational software called Cabanagem can be used by the teacher in the teaching and learning of students of the 2nd (second) year of High School at a State School in the municipality of Parintins, providing a more effective and meaningful educational process. For that, we used a qualitative approach considering as a study phenomenon the teaching and learning process of the students together with the teacher acting in the present class. The research was exploratory with a descriptive character, with the objective of detailing the experiences obtained by the research subjects in the use of this educational resource of digital technologies, based on the conceptions obtained by the students and the teacher through the non-structured interviews, which were applied individually. The present research proved that the game has interactive and dynamic characteristics, and had a significant representation for the research subjects because it is a technological resource that brings in its plot information of a regional historical landmark that involved the state of Amazonas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4614
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.