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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Glauber Fonseca-
dc.date.available2023-03-22-
dc.date.available2023-03-29T18:20:27Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Glauber Fonseca. Jogo educacional cabanagem como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem na disciplina de História no ensino médio. 2018. 30f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4614-
dc.description.abstractIn primary and secondary schools, educational technologies are being implemented for all areas of knowledge, including the teaching of history, where teachers can count on free educational programs, for offline use, of good quality and at the same time suited to your educational day-to-day. In this way, our research studied an electronic game, using computers, as a pedagogical resource for the discipline of history. With the general objective of analyzing how this educational software called Cabanagem can be used by the teacher in the teaching and learning of students of the 2nd (second) year of High School at a State School in the municipality of Parintins, providing a more effective and meaningful educational process. For that, we used a qualitative approach considering as a study phenomenon the teaching and learning process of the students together with the teacher acting in the present class. The research was exploratory with a descriptive character, with the objective of detailing the experiences obtained by the research subjects in the use of this educational resource of digital technologies, based on the conceptions obtained by the students and the teacher through the non-structured interviews, which were applied individually. The present research proved that the game has interactive and dynamic characteristics, and had a significant representation for the research subjects because it is a technological resource that brings in its plot information of a regional historical landmark that involved the state of Amazonas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCabanagempt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
dc.titleJogo educacional cabanagem como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem na disciplina de História no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeCabalagem educational game as a pedagogical resource for teaching and learning in the discipline of History in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T18:20:27Z-
dc.creator.ID01523579200pt_BR
dc.contributor.advisor1Rendeiro, Manoel Fernandes Braz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.contributor.referee1Rendeiro, Manoel Fernandez Braz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Diedo Omar da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646291847306206pt_BR
dc.description.resumoNas escolas de Ensino Fundamental e Médio, estão sendo implementados tecnologias educacionais para todas as áreas de conhecimento, dentre elas o ensino de história, onde os professores podem contar com programas educacionais gratuitos, de uso off-line, de boa qualidade e ao mesmo tempo adequados ao seu cotidiano educacional. Desta forma, nossa pesquisa estudou um jogo eletrônico, com uso de computadores, como recurso pedagógico para a disciplina de história. Com o objetivo geral de analisar como este software educacional chamado Cabanagem pode ser usado pelo professor no ensino e aprendizagem dos alunos do 2º (segundo) ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Parintins, propiciando um processo educacional mais efetivo e significativo. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa considerando como fenômeno do estudo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos juntamente com a professora em exercício na presente turma. A pesquisa foi do tipo exploratória com caráter descritivo com o objetivo de detalhar as experiências obtidas pelos sujeitos da pesquisa no uso deste recurso educacional das tecnologias digitais, com base nas concepções obtidas pelos alunos e professora por meio das entrevistas não-estruturadas, que foram aplicados individualmente. A presente pesquisa comprovou que o jogo possui características interativas e dinâmicas, e teve uma representação significativa para os sujeitos da pesquisa por se tratar de um recurso tecnológico que traz no seu enredo informações de um marco histórico regional que envolveu o estado do Amazonas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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