DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4174
Title: A contribuição dos jogos educativos para o desenvolvimento dos jogos cognitivos da criança com autismo
Other Titles: The contribution of educational games to the development of cognitive games in children with autism
Authors: Silva, Lisraiane da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Keywords: Autismo, Lúdico, Desenvolvimento Cognitivo.;Autism, Playful, Cognitive Development.
Issue Date: 26-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: RESUMO O presente trabalho intitulado “a contribuição dos jogos educativos para o desenvolvimento cognitivo da criança com autismo”. A escolha desse tema se deu quando a pesquisadora estava estagiando e deparou com crianças autistas e passou a observar que a professora trabalhava muito com o lúdico. E se questionando se realmente o trabalho com o lúdico desenvolve o cognitivo do aluno autista. Foi aí que decidiu aprofundar-se mais no assunto. E tem como objetivo geral identificar a contribuição dos jogos educativos para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com autismo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário. Os informantes da pesquisa foram dois professores do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Senador Fábio Lucena. A ideia principal é contribuir mediante as práticas lúdicas para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades da criança com transtorno do espectro do autismo. Neste sentido, a atividade lúdica conduz o autista a experienciar formas diferentes de aprender, de ser e de pensar, como também, ampliar suas percepções sobre pessoas e objetos. Foi percebido ao longo da pesquisa o quanto é importante a ultização do lúdico na vida da criança com autismo, pois é uma forma de incentivo na aprendizagem da criança. Este trabalho possui informações pertinentes que pode ajudar o professor em sala de aula, visto que, é importante respeitar o tempo e a singularidade de cada autista, acentua a relevância de propiciar formas diferentes de ensinar com a devida intervenção didática. A pesquisa aborda as concepções através dos referenciais teóricos como Vygotsky e Piaget e entre outros.
Abstract: RESUMEM El presente trabajo intitulado “a contribución de los juegos educativos para el desenvolvimiento cognitivo del niño con autismo”. A elección a este tema fue cuando la investigadora estaba estajeando e se deparó con niños autistas e paso a observar que la maestra trabajaba mucho con el lúdico. E se cuestionando se realmente o trabajo com o lúdico desenvolve o cognitivo de lós alunos autistas. Fue cando decidió a profundar más de lo asunto. Tiene como objetivo total identificar a contribución de los juegos educativos para el desenvolvimiento cognitivo de los niños con autismo. Utilizo como instrumentos de coleta de datos al observación e el cuestionario. Los informantes de la pesquisa fueran dos maestros del 2º ano del encino fundamental de la Escuela Municipal Senador Fabio Lucena. La idea principal es contribuir mediante las prácticas lúdicas para el desenvolvimiento de las habilidades e potencialidades de los niños con trastorno del espectro del autismo. Este sentido, la actividad lúdica conduce el autista la experiencia formas diferentes de aprender, de ser i de pensar, como también, ampliar sus percepciones sobre personas e objetos. Este trabajo tiene informaciones pertinentes que posan ayuda el maestro en la clase, lo que eres importante respetar el tiempo e la singularidad del cada autista, acentué la relevancia del propiciar formas diferentes del ensaña con la debida intervención didáctica. A pesquisa aborda las concepciones atreves de los referenciales teóricos como Vygotsky e Piaget e entre otros.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4174
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.