DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Titel: Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática
Sonstige Titel: Archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM: contexts for teaching mathematics
Autor(en): Machado, David Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Stichwörter: Fragmentos Arqueológicos;Ensino de Matemática;Contextualização
Erscheinungsdatum: 11-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: MACHADO, David Carvalho Machado. Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM : contextos para o ensino de matemática. 2022. 18f TCC (Graduação em Matemática)-Universidade do Estado do Amazonas , Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.
Zusammenfassung: This article presents the results of a research developed within the scope of a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree, at the Center for Higher Studies of Parintins-AM (CESP). This is qualitative research whose general objective was to understand how the geometric features present in the archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM, open interdisciplinary possibilities for the teaching of mathematics. The data were constructed through direct observation of archaeological fragments, interviews and photographic records, which after systematization were analyzed through triangulation. The results obtained indicate that the archaeological fragments found in Parintins-AM are potential contexts for teaching geometry with an interdisciplinary approach.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.