DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2510
Title: Divulgação científica no Amazonas: uma análise das matérias de capa de revista Amazonas faz ciência
Authors: Neves, Aline Cristina Oliveira das
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Keywords: Divulgação Científica;Heterogeneidade Mostrada;Amazonas faz Ciência
Issue Date: 25-Feb-2013
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se propôs a analisar as matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência, veículo impresso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. O corpus foi constituído por reportagens de capa de 22 edições da revista, compreendendo os anos de 2005 a 2011. A pesquisa é de natureza qualitativa aliada à quantitativa para melhor ilustrar os dados. Buscou-se observar os diferentes recursos utilizados nos textos para divulgar a ciência, à luz da noção de heterogeneidade mostrada, definida por Authier-Revuz (1998), que engloba aspectos linguisticamente descritíveis, como discurso relatado, aspas e parênteses. Os resultados apontaram que a revista exerce um papel importante na divulgação da ciência e das ações do sistema público de CT&I do estado; que as matérias pautadas sobre pesquisas locais e programas ofertados nessa área estimulam o debate no estado; que o discurso relatado direto teve uma incidência maior nos textos analisados e que a voz da autoridade é um recurso muito utilizado pelos jornalistas/divulgadores científicos
Abstract: This study aimed to analyze the cover material of Amazonas faz Ciência magazine, which is printed by Foundation for Research Support of the State of Amazonas. The corpus consisted of cover stories over 22 issues of the magazine, covering the years 2005 to 2011. The research is based on qualitative as well as quantitative data for a better illustration. We tried to observe the different resources used in the texts to disseminate science, enlightened by the notion of shown heterogeneity, defined by Authier-Revuz (1998), which covers aspects linguistically describable as reported speech, quotes, and parentheses. The results showed that the magazine plays an important role in the dissemination of science and the actions of Science, Technology and Innovation state public system. It has also been demonstrated that the topics which focused on local research and programs offered in this area stimulate debate in the state; that the reported direct speech had a higher incidence in the texts analyzed and the voice of authority is a resource widely used by journalists/science communicators
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2510
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons