DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Aline Cristina Oliveira das-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:16:41Z-
dc.date.issued2013-02-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2510-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the cover material of Amazonas faz Ciência magazine, which is printed by Foundation for Research Support of the State of Amazonas. The corpus consisted of cover stories over 22 issues of the magazine, covering the years 2005 to 2011. The research is based on qualitative as well as quantitative data for a better illustration. We tried to observe the different resources used in the texts to disseminate science, enlightened by the notion of shown heterogeneity, defined by Authier-Revuz (1998), which covers aspects linguistically describable as reported speech, quotes, and parentheses. The results showed that the magazine plays an important role in the dissemination of science and the actions of Science, Technology and Innovation state public system. It has also been demonstrated that the topics which focused on local research and programs offered in this area stimulate debate in the state; that the reported direct speech had a higher incidence in the texts analyzed and the voice of authority is a resource widely used by journalists/science communicatorspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectHeterogeneidade Mostradapt_BR
dc.subjectAmazonas faz Ciênciapt_BR
dc.titleDivulgação científica no Amazonas: uma análise das matérias de capa de revista Amazonas faz ciênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:16:41Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Sena, Odenildo Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9582118543720124pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564164568963385pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs a analisar as matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência, veículo impresso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. O corpus foi constituído por reportagens de capa de 22 edições da revista, compreendendo os anos de 2005 a 2011. A pesquisa é de natureza qualitativa aliada à quantitativa para melhor ilustrar os dados. Buscou-se observar os diferentes recursos utilizados nos textos para divulgar a ciência, à luz da noção de heterogeneidade mostrada, definida por Authier-Revuz (1998), que engloba aspectos linguisticamente descritíveis, como discurso relatado, aspas e parênteses. Os resultados apontaram que a revista exerce um papel importante na divulgação da ciência e das ações do sistema público de CT&I do estado; que as matérias pautadas sobre pesquisas locais e programas ofertados nessa área estimulam o debate no estado; que o discurso relatado direto teve uma incidência maior nos textos analisados e que a voz da autoridade é um recurso muito utilizado pelos jornalistas/divulgadores científicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesAUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998. _____. Dialogismo e divulgação científica. In: Rua: revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Número 5, março de 1999. Campinas, SP. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia –MCT. Pesquisa percepção pública da C&T no Brasil. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/50877.html>. Acesso em 15 de dezembro de 2011. BUENO, Wilson. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática independente. 163f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984. _____. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, vol. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985. ______Jornalismo científico: revisando o conceito. In: VITOR, Cilene; CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone. Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p. 157-178. ______. Jornalismo Científico e democratização do conhecimento. Portal do Jornalismo Científico. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/busca_site.htm>. Acesso em 15 dezembro de 2011. BURKETT, Warren. Jornalismo Científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Tradução Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. CALDAS, Graça. Mídia, Ciência, Tecnologia e Sociedade: o papel do jornalismo científico na formação da opinião pública. Pesquisa FAPESP. São Paulo, [2000]. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2000/12/01/midia-ciencia-tecnologia-e- sociedade/. Acesso em 10 de dezembro de 2011. ________. Mídia, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Portal do Jornalismo Científico. São Paulo, [2009]. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/busca_site.htm.> Acesso em 15 dezembro de 2011. CANDOTTI, Ennio. Ciência na educação popular. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima. (orgs.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. CANO, Toñy Moreno. La información científica en los diários españoles más representativos. 2009. 664 f. (Tesis Doctoral). Universidad Del País Vasco. CAVALHEIRO, Juciane. Literatura e Enunciação. Manaus: UEA Edições, 2010. CORACINI, M.J. O cientista e a noção de sujeito na linguística: expressão de liberdade ou submissão? In: ARROYO, R. (Org.). O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas-SP: Pontes, 1992. FLORES, Valdir. Lingüística e psicanálise: princípios de uma semântica da enunciação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. FLORES, Valdir; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à Lingüística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2005. GOLDFIELD, J. Humanidade na ciência: uma perspectiva e um apelo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 de junho de 1978. Suplemento Cultural. GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Divulgação científica na esfera midiática. Intercâmbio. São Paulo: LAEL/PUC-SP. v. XV, 2006. INSTITUTO GALLUP DE OPINIÃO PÚBLICA. O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia? (A imagem da ciência e da tecnologia junto à população urbana brasileira). Relatório de pesquisa. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Museu de Astronomia e Ciências Afins. Janeiro-fevereiro de 1987. KREINZ, Glória; PAVAN, Crodowaldo; MARCONDES FILHO, Ciro. Divulgação científica: História Viva. São Paulo: NJR-ECA/USP, 2008. LENS, J. L. La pedagogia dialógica como marco teórico-estratégico para la formación de popularizadores en ciencia y tecnologia. IN: SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO - ESTRATEGIAS PARA LA FORMACIÓN DEPOPULARIZADORES EN CIÊNCIA Y TECNOLOGIA. RED-POP- Cono Sul. La Plata, 2001. MALAVOY, Sophie. Guia prático de divulgação científica. Trad. Bernardo Esteves. Rio de Janeiro: Casa Oswaldo Cruz, 2005. MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. 1998. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. OLIVEIRA, Fabíola de. Jornalismo científico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007. PFEIFFER, Claudia. Escola e divulgação científica. In: GUIMARÃES, Eduardo (org.) Produção e circulação do conhecimento: estado, mídia, sociedade. Campinas: Pontes Editores, 2001. POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. RANGEL, Eliane de Fátima Manenti. A divulgação do conhecimento científico sob a perspectiva enunciativa. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 DA SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. REZENDE, Sérgio Machado. A evolução da política de C&T no Brasil. In: A FINEP no século XXI. Rio de Janeiro: Financiadora de Estudos e Projetos, 2011. p.74-84. SANTOS, Solange de Sousa. Ciência, discurso e mídia: a divulgação científica em revistas especializadas. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo. SILVA, Francisco C. T. da. et al. A FINEP no século XXI. Rio de Janeiro: Financiadora de Estudos e Projetos, 2011. SILVA, Henrique César da. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. VICTOR, Cilene; CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone (orgs.). Jornalismo Científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. VOGT, Carlos (org.). Cultura Científica: Desafios. São Paulo: EdUSP;Fapesp, 2006. ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso de divulgação científica. Campinas, SP: Autores Associados.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica no Amazonas - uma análise das matérias de capa de revista Amazonas faz ciência.pdf5,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons