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Title: Dimensionamento e metodologia de projeto para semi-árvores de transmissão e juntas universais aplicadas ao projeto BAJA SAE da UEA.
Other Titles: Design and design methodology for transmission half-trees and universal joints applied to the BAJA SAE project of UEA.
Authors: Oliveira, Lucas Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Marcos Dantas dos
Keywords: Juntas Universais Baja;Semi-árvores;Análise de fadiga;Junta Cardan;Universal Joint BAJA;Driveshafts;Fatigue Analysis;Cardan Joint
Issue Date: 7-Jun-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: As juntas universais são largamente utilizadas nos mais diversos setores, uma vez que somente com sua utilização é possível a transmissão de potência e torque sob condições de desalinhamento entre os eixos-árvores. No setor automobilístico destacam-se três principais tipos de juntas, são eles: Junta Cardan, Junta Rzeppa e Junta tripoide. Este trabalho contempla o dimensionamento através da aplicação de uma metodologia de projeto das juntas universais e semi-árvore de transmissão aplicada a um veículo do tipo Baja. Para se obter a melhor solução de projeto dividiu-se em etapas cada parte do dimensionamento, sendo elas: projeto conceitual, projeto preliminar, projeto detalhado e simulações. Através deste processo foi selecionado o sistema mais adequado para o veículo Baja, estudado os principais componentes do sistema escolhido, calculado as cargas atuantes no sistema, dimensionado cada componente, modelado em CAD cada componente e foram feitas as simulações estáticas paramétricas e de fadiga. Desta forma, gerar um sistema confiável, único e capaz de atender as solicitações exigidas na competição.
Abstract: The universal joints are widely used in the most diverse sectors, once that their use is it possible to transmit power and torque under misalignment conditions between the axles. In the automotive sector, three main types of joints stand out: Cardan joint, Rzeppa joint and Tripoid joint. This work contemplates the dimensioning through the application of a methodology of design of the universal joints and driveshaft applied to a Baja vehicle. In order to obtain the best design solution, each part of the design was divided into stages: conceptual design, preliminary design, detailed design and simulations. Through this process, the most appropriate system for the Baja vehicle was selected, the main components of the system were studied, the loads acting on the system were calculated, each component was dimensioned, each component was CAD-modeled and parametric static simulations and fatigue simulations were performed. In this way, generate a reliable system, unique and able to meet the requests required in the competition.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2316
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