DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Souza de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-13T15:06:17Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2316-
dc.description.abstractThe universal joints are widely used in the most diverse sectors, once that their use is it possible to transmit power and torque under misalignment conditions between the axles. In the automotive sector, three main types of joints stand out: Cardan joint, Rzeppa joint and Tripoid joint. This work contemplates the dimensioning through the application of a methodology of design of the universal joints and driveshaft applied to a Baja vehicle. In order to obtain the best design solution, each part of the design was divided into stages: conceptual design, preliminary design, detailed design and simulations. Through this process, the most appropriate system for the Baja vehicle was selected, the main components of the system were studied, the loads acting on the system were calculated, each component was dimensioned, each component was CAD-modeled and parametric static simulations and fatigue simulations were performed. In this way, generate a reliable system, unique and able to meet the requests required in the competition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuntas Universais Bajapt_BR
dc.subjectSemi-árvorespt_BR
dc.subjectAnálise de fadigapt_BR
dc.subjectJunta Cardanpt_BR
dc.subjectUniversal Joint BAJApt_BR
dc.subjectDriveshaftspt_BR
dc.subjectFatigue Analysispt_BR
dc.subjectCardan Jointpt_BR
dc.titleDimensionamento e metodologia de projeto para semi-árvores de transmissão e juntas universais aplicadas ao projeto BAJA SAE da UEA.pt_BR
dc.title.alternativeDesign and design methodology for transmission half-trees and universal joints applied to the BAJA SAE project of UEA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T15:06:17Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Dantas dos-
dc.contributor.advisor1ID6521766717113975pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6521766717113975pt_BR
dc.contributor.referee1Cinguabres, Roberto Andres Entrada-
dc.contributor.referee2Llerena, Gabriel Federico Rivero-
dc.contributor.referee2ID6393588124176690pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393588124176690pt_BR
dc.description.resumoAs juntas universais são largamente utilizadas nos mais diversos setores, uma vez que somente com sua utilização é possível a transmissão de potência e torque sob condições de desalinhamento entre os eixos-árvores. No setor automobilístico destacam-se três principais tipos de juntas, são eles: Junta Cardan, Junta Rzeppa e Junta tripoide. Este trabalho contempla o dimensionamento através da aplicação de uma metodologia de projeto das juntas universais e semi-árvore de transmissão aplicada a um veículo do tipo Baja. Para se obter a melhor solução de projeto dividiu-se em etapas cada parte do dimensionamento, sendo elas: projeto conceitual, projeto preliminar, projeto detalhado e simulações. Através deste processo foi selecionado o sistema mais adequado para o veículo Baja, estudado os principais componentes do sistema escolhido, calculado as cargas atuantes no sistema, dimensionado cada componente, modelado em CAD cada componente e foram feitas as simulações estáticas paramétricas e de fadiga. Desta forma, gerar um sistema confiável, único e capaz de atender as solicitações exigidas na competição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMáquinas, Motores e Equipamentospt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons