DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/999
Título: A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
Autor(es): Souza, Amanda Caroline Mota de
Palavras-chave: Ensino de arte;Teatro;Teatro - relevância
Data do documento: 17-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This monograph proposes, through data analysis, to reflect on what thinks a small group formed by a teacher, a manager, students and parents on the importance of Theater teaching. For this purpose was a questionnaire given to the participants, in which they answered if they think the teaching of Theater important and why? From the answers obtained, two categories were created, one with the answers of participants who denied the importance and another with those who recognized the importance of Theater teaching. To analyze these answers, we worked with authors who think about the importance of teaching Art and Theater teaching in the school context, authors that address the challenges that the teaching of Art and Theater have to establish themselves as subjects within the scope of public school of formal education. Most participants recognized the importance of theater teaching, but these defenses have varied arguments. These arguments relate to the recognition of the Theater as specific content, to the Theater as entertainment, to the Theater as support of socialization and therapy, as support of cognitive development, as a mechanism of talent scouting and to the Theater as a way of knowing oneself and the world. Research such as this becomes important, especially in the Amazonian scenario, where this type of debate and reporting is still scarce.
Descrição: Esta monografia propõe-se, através da análise de dados, a refletir sobre o que pensa um pequeno grupo formado por um professor, uma gestora, alunos e pais sobre a importância do ensino de Teatro. Para isso foi oferecido um questionário aos participantes, em que os mesmos responderam se acham o ensino de Teatro importante e por quê? A partir das respostas obtidas, criaram-se duas categorias de dados, uma com as respostas dos participantes que negaram a importância e outra com os que reconheceram a importância do ensino de Teatro. Para analisar essas respostas trabalhou-se com autores que pensam sobre a importância do ensino de Arte e do ensino de Teatro no contexto escolar, autores estes que abordam os desafios que o ensino da Arte e do Teatro possuem para se firmarem como disciplinas no âmbito de escola pública da educação formal. A maioria dos participantes reconheceu a importância do ensino de Teatro, porém suas defesas possuem argumentos variados. Esses argumentos se relacionam ao reconhecimento do Teatro como conteúdo específico, ao Teatro como entretenimento, ao Teatro como apoio de socialização e terapia, como apoio de desenvolvimento cognitivo, como mecanismo de caça-talentos e ao Teatro como forma de conhecer a si mesmo e ao mundo. Pesquisas como essa se fazem importantes, principalmente no cenário amazonense, onde este tipo de debate e relatos ainda é escasso.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/999
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais.pdfArquivo Principal - Trabalho de Conclusão de Curso985,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons