DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/995
Título: Uma análise do uso da plataforma MIT APP INVENTOR 2 como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de programação
Título(s) alternativo(s): An analysis of the use of the MIT APP INVENTOR 2 platform as a tool to aid in the teaching and learning process of programming
Autor(es): Souza, William Amaral de
Palavras-chave: App inventor 2;mobile learning;lógica de programação;dispositivo móvel
Data do documento: 8-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: App Inventor is an innovative tool that can be used in an educational and social way. Due to the high failure rates in the initial programming disciplines, a work plan was created in the Licenciatura course in Computing in the discipline of Introduction CESIT / UEA algorithms, which aimed to Propose and evaluate the use of the MIT App Inventor 2 platform, as a tool of assistance in the process of teaching and learning programming, in order to facilitate the understanding of the main programming structure to students beginning in programming, where they were taught in a theoretical-practical way encompassing learning in an easy and innovative way, giving possibilities of innovation in the educational environment. The methodology used was the teaching of programming logic using the App Inventor tool in a playful way and with an easy understanding of application design development and block programming. The results of the experiment show that students have learned that algorithms can be solved logically; the use of methods can help them arouse interest in computer programming. The classes were applied with a group of 15 students from the class of freshmen of the course, where they were developed several applications as: calculator IMC and Number of three more always working the structures of control and repetition. As evaluation, questionnaires were applied to measure the level of acceptance, usability and satisfaction of the use of the tool. Conclusively, it is presented the importance of working with an initial programming approach in a simple and attractive way for beginning students in programming, since it draws more attention, avoiding great difficulties as it is in pure line programming. Avoiding thus, avoidance of the programming course. App Inventor is great for teaching programming in a simple, playful and engaging way.
Descrição: O App Inventor é uma ferramenta inovadora que pode ser utilizada de maneira auxiliadora tanto no meio educacional como social. Devido aos elevados índices de reprovação nas disciplinas iniciais de programação, foi criado um plano de trabalho no curso de Licenciatura em Computação na disciplina de Introdução algoritmos do CESIT/UEA , que tinha como objetivo Propor e avaliar o uso da plataforma MIT App Inventor 2, como ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem de programação, afim de facilitar a compreensão das principais estrutura de programação aos alunos iniciantes em programação, onde os mesmos eram ensinados de forma teórico-prática abrangendo assim o aprendizado de maneira fácil e inovadora, dando possibilidades de inovação no meio educacional. A metodologia utilizada foi o ensino de lógica de programação utilizando a ferramenta App Inventor de forma lúdica e com fácil compreensão do desenvolvimento do design dos aplicativos e da programação em blocos. Os resultados da experiência, mostram que os alunos aprenderam que os algoritmos podem ser resolvidos de maneira lógica; a utilização dos métodos pode ajudá-los a despertar interesse pela programação de computadores. As aulas foram aplicadas com um grupo de 15 alunos da turma de calouros do curso, onde foram desenvolvidos diversos aplicativos como: calculadora IMC e Número maior de três sempre trabalhando as estruturas de controle e repetição. Como avaliação foi aplicados questionários para medir o nível de aceitação, usabilidade e satisfação do uso da ferramenta. Conclusivamente, é apresentado a importância de se trabalhar com uma abordagem inicial de programação de maneira simples e atrativa para alunos iniciantes em programação, pois a mesma chama mais a atenção, evitando grandes dificuldades como é na programação em pura linha de código. Evitando-se assim, evasão do curso de programação. O App Inventor é ótimo para esse ensino de programação de forma simples, lúdica e atrativa.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/995
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma analise do uso da plataforma MIT APP INVENTOR 2 como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de programacao.pdfUma análise do uso da plataforma MIT APP INVENTOR 2 como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de programação1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons