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Título: A utilização do jogo labirinto clássico angry birds na plataforma code.org para o ensino de lógica de programação em blocos para alunos do 2º ano do ensino fundamental I em uma escola pública municipal
Título(s) alternativo(s): The use of the classic angry birds maze game on the code.org platform for the teaching of block programming logic for students of the 2nd year of elementary school I in a municipal public school
Autor(es): Oliveira, Wagner Pereira de
Palavras-chave: Logica de programação;Jogos Educacionais;Code.org;Labirinto clássico Angry birds
Data do documento: 8-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The progress of Information and Communication Technologies (ICTs) is a reality and is present in the lives of human beings. In this way, new pedagogical tendencies are also used as technological resources to mediate the process of teaching and learning in the educational context. An important factor to consider is the introduction of concepts of computation in basic education, because this type of activity improves the student's logical reasoning and encourages creativity through the technologies in a more fun way. A resource that helps in this process is the Code.org platform, which provides a set of digital educational games for teaching various concepts related to programming logic. In this sense, this research had as main objective to propose innovative pedagogical practices through the Angry Birds classic game Labyrinth of Code.org platform, to support the teaching process of logic of programming in blocks for students of the 2nd year of Elementary School I in the Municipal School Lieutenant Geraldo Rossi Charchar in the municipality of Itacoatiara in the state of Amazonas. The results of the research show that if the classic Angry Birds game of the Code.org platform contributes satisfactorily to support in the process of teaching programming logic.
Descrição: O progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade e está presente na vida dos seres humanos. Dessa forma, novas tendências pedagógicas também são utilizadas como recursos tecnológicos para mediar o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Um fator importante a ser considerada é a introdução de conceitos de computação no ensino básico, pois este tipo de atividade aprimora o raciocínio lógico do aluno e incentiva a criatividade por meio das tecnologias de forma mais divertida. Um recurso que ajuda nesse processo é a plataforma Code.org, que fornece um conjunto de jogos educacionais digitais para o ensino de diversos conceitos relacionados à lógica de programação. Nesse sentido, essa pesquisa teve como principal objetivo propor práticas pedagógicas inovadoras por meio do jogo Labirinto clássico Angry Birds da plataforma Code.org, para apoiar o processo ensino de lógica de programação em blocos para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Tenente Geraldo Rossi Charchar no município de Itacoatiara no estado do Amazonas.Os resultados da pesquisa mostram que se o jogo Labirinto clássico Angry Birds da plataforma Code.org contribui satisfatoriamente para apoiar no processo de ensino de lógica de programação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/994
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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